A ABIFINA acompanhou, no dia 16 de dezembro, do evento “O papel dos biossimilares na ampliação do cuidado ao paciente e na construção de um modelo de saúde mais sustentável”, promovido pelo Futuro da Saúde.
A programação teve como palestra de abertura “A evolução dos biossimilares no Brasil: do início à nova onda de inovação”, apresentada por Valderílio Azevedo, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Em seguida, foram realizados 2 painéis. O painel 1 apresentou o tema “Garantindo bases sólidas para os biossimilares: previsibilidade regulatória, segurança e políticas públicas” e contou com a participação de Daniel Pereira, diretor da segunda diretoria da Anvisa, Marcos Novais, diretor executivo da Abramge, Mateus Amâncio, secretário executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma e Valderílio Azevedo, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O painel 2 teve como tema “Impacto no ecossistema e próximos passos: os fatores que envolvem acesso, produção local e sustentabilidade” e contou com a participação de Geisa Cavalari, diretora de portfólio e lançamentos e parcerias público-privadas da Sandoz, Stephen Stephani, oncologista, especialista em economia da saúde e coordenador do board daAméricas Health Foundation, Tiago de Moraes, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) e Tiago Rocca, diretor de Parcerias Estratégicas e Novos Negócios do Instituto Butantan.
Ana Claudia Oliveira, coordenadora da Área Biológica – Saúde Humana e Animal e da Área de Propriedade Intelectual e Inovação da ABIFINA, e Fernanda Costa, coordenadora da Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais, acompanharam o evento, representando a entidade.

