No dia 23 de junho, a ABIFINA acompanhou a reunião virtual da Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que debateu sobre os impactos econômicos do Programa Portal Único de Comércio Exterior no Brasil.
Na ocasião também foram discutidas as perspectivas econômicas para o Brasil, com destaque para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ampliação da competitividade, expansão dos investimentos e a redução do tempo necessário para operações comerciais, fatores que contribuem para a reindustrialização do país. Foram apresentados dados relativos a valores absolutos e à variação por modalidade de transporte, trazendo uma análise detalhada dos impactos no setor logístico. Foi mencionado que o aumento estimado do PIB é de 2,86%, o que equivale a aproximadamente US$ 108,32 bilhões. Ressaltou-se que essas vantagens, como a constante redução de custos e valores no comércio transfronteiriço, estão diretamente ligadas à amplitude e à eficácia da Agenda Nacional de Facilitação de Comércio.
Entre os principais pontos destacados estão: a facilitação de comércio, a logística no comércio exterior, a gestão coordenada de fronteiras e os investimentos em infraestrutura — elementos fundamentais para garantir a competitividade do Brasil no cenário global. Abaixo o Link da pesquisa:
IMPACTOS ECONÔMICOS DO PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO BRASIL VOLUME III