Ao longo da última semana, entre os dias 05 e 08 de julho, a ABIFINA participou de diversas discussões relacionadas ao Comércio Exterior e as negociações internacionais em andamento pelo governo, conforme descrito abaixo: 

  • 05/07/22 – Reunião CEB exclusivamente para discutir a XII Conferência Ministerial (MC12) e o Acordo de Compras Governamentais (ACG) da Organização Mundial do Comércio (OMC). A MC12 discutiu sobre quatro áreas consideradas prioritárias: agricultura e segurança alimentar, subsídios à pesca, reforma da OMC e comércio e saúde. O Brasil também apresentou oferta final de acesso a seu mercado de compras públicas (no ACG), para a qual houve ampliação da oferta de estados e municípios. Foi ressaltado mais de uma vez que houve a preservação dos espaços de políticas públicas em áreas estratégicas como defesa, saúde, pequenas e medias empresas, MCTI e offsets. Acesse aqui o briefing da CNI sobre os temas. 
  • 06/07/22 – Reunião CEB sobre o andamento das negociações do acordo comercial entre Mercosul e Singapura, cuja expectativa de conclusão esta semana, durante a 7ª Rodada Negociadora ocorrerá entre os dias 11 e 15 de julho. A reunião contou com a presença do ministro Philip Fox-Drummond Gough, diretor do Departamento de Negociações Comerciais do MRE, e Lucas Ferraz, Secretário de Comércio Exterior do Mecon. 
  • 08/07/21 – Reunião do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU) foi uma preparatória para a plenária a ser realizada entre os dias 18 e 22 de julho nos Estados Unidos. Entre os temas a serem debatidos estão: trabalho, clima e preço de transferência, além de iniciar a implantação do Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC). Na ocasião. Foi solicitado por um dos participantes da plenária a inclusão do tema de Propriedade Intelectual, patentes e proteção de dados nas discussões do CEBEU. 

Fernanda Costa, especialista em Comércio Exterior e Cadeia Química I da ABIFINA, representou a entidade nos encontros.

Informação de qualidade em primeira mão para nossos associados
Anterior

Informação de qualidade em primeira mão para nossos associados

Próxima

Presidente da ABIFINA participa de encontro com parlamentares e representantes do setor no Senado

Presidente da ABIFINA participa de encontro com parlamentares e representantes do setor no Senado