
A ABIFINA marcou presença, nesta terça-feira (9), na abertura da Conferência Anual de Unidades Embrapii 2025, realizada no Royal Tulip Alvorada, em Brasília. Representando a entidade, o presidente-executivo Andrey Vilas Boas de Freitas acompanhou as discussões que deram início à construção das agendas estratégicas que orientarão a inovação industrial do país em 2026.
O encontro reúne representantes das 90 Unidades Embrapii, coordenadores da rede, equipes técnicas e autoridades de diversos órgãos do governo federal. A programação destaca o papel da inovação como motor da neoindustrialização brasileira, reforçando a cooperação entre governo, academia e setor produtivo — pilares essenciais para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
Durante a solenidade, autoridades dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; Saúde; Educação; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; além do MDIC e Sebrae, enfatizaram a importância da Embrapii como instrumento estratégico para acelerar o desenvolvimento tecnológico no país. Os avanços da rede, sua capilaridade nacional e o impacto na competitividade das empresas foram pontos centrais das apresentações.
A participação da ABIFINA ocorre em um momento de fortalecimento da cooperação com a EMBRAPII. As instituições mantêm um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que, em 2026, será ampliado com novas ações voltadas a aproximar empresas da química fina e da biotecnologia das Unidades Embrapii.

