Evento articulado pelo Sindusfarma reuniu entidades setoriais para diálogo sobre compras públicas, fortalecimento do complexo industrial da saúde e agenda internacional do setor

Alexandre Padilha Foto Gustavo Bezerra
Foto: Gustavo Bezerra

A ABIFINA acompanhou, no dia 11 de fevereiro, em São Paulo, o evento “Bate-papo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha”, articulado pelo Sindusfarma, que reuniu representantes de entidades setoriais para um diálogo aberto sobre temas estratégicos da agenda da saúde e do desenvolvimento industrial. 

Representando a Associação, Andrey Freitas, presidente-executivo da ABIFINA, participou do encontro com o ministro Alexandre Padilha, que contou também com a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Fernanda De Negri. A conversa abordou desafios e oportunidades para o avanço da indústria farmacêutica no país, com espaço para perguntas e troca direta entre as entidades e o Ministério da Saúde. 

A agenda foi conduzida pelo presidente-executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, que mediou o debate e reforçou a importância da construção conjunta de soluções para ampliar o acesso à saúde e impulsionar o desenvolvimento nacional. 

Compras públicas de medicamentos e modelo de preços sigilosos 

Durante o encontro, um dos pontos de destaque foi uma pergunta feita por Nelson Mussolini ao ministro sobre a posição do Ministério da Saúde em relação à adoção de preços sigilosos na aquisição de medicamentos pelo setor público. Em resposta, Padilha afirmou que ele e a secretária Fernanda têm acompanhado experiências de países europeus que adotam esse modelo de precificação em compras públicas e avaliam como válida a prática de não divulgar o preço efetivo de aquisição dos medicamentos. 

Segundo Padilha, o Ministério da Saúde vem trabalhando para que esse modelo seja implementado como uma política de Estado, de forma que as compras públicas de medicamentos para o SUS passem a adotar um sistema em que o preço efetivo de aquisição não seja divulgado publicamente, prática já adotada em países como o Reino Unido. 

Outros temas abordados no encontro 

Parte das respostas e dos posicionamentos sobre temas discutidos durante o encontro, será aprofundada em episódio do podcast do Sindusfarma. 

A participação da ABIFINA no evento reforça o acompanhamento permanente da entidade às agendas institucionais e aos debates estratégicos que impactam o setor de química fina, biotecnologia e saúde no Brasil. 

ABIFINA inicia diálogo para Acordo de Cooperação com o CRQ-SP 
Anterior

ABIFINA inicia diálogo para Acordo de Cooperação com o CRQ-SP 

Próxima

ABIFINA participa de evento do INPI sobre Patentes