O 8º Encontro Nacional de Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed) foi realizado nos dias 08 e 09 de setembro, em  São Paulo, reunindo representantes de toda a cadeia produtiva, universidades e governo para debater temas políticos, estruturais e regulatórios que têm impacto direto no investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos. Nelson Brasil, 1º vice-presidente da ABIFINA, participou da mesa “Do petróleo ao medicamento: como equacionar a dependência da importação de farmoquímicos”. 

A entidade participou, ainda, com a gerente técnica e de Propriedade Intelectual Ana Claudia Oliveira, que esteve na mesa sobre Data Protection: “Barreiras ao acesso a novos produtos para saúde: proteção de dados apresentados para o registro de medicamentos e propriedade industrial”. O evento tratou também de temas como a trajetória da inovação no Complexo Industrial da Saúde; pesquisa clínica; dependência da importação de farmoquímicos; adensamento da cadeia de suprimentos farmacêutica e o nicho dos biológicos; e regulação de fito e toxinoterápicos. 

Na sessão de abertura, estiveram presentes Julio César Raimundo, diretor do BNDES; Dante Alario Jr., presidente do Conselho Deliberativo do IPD-Farma e da Biolab; Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; Luiz Henrique Canto, coordenador-geral de Biotecnologia e Saúde do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Jorge Guimarães, presidente da Capes.

Anterior

ABIFINA comenta pesquisa mundial sobre relevância da produção científica

Próxima

Novo ministro da Agricultura da União Europeia preocupa Mercosul