Setor Indústria

Cristina Ropke, diretora de Biodiversidade e Sustentabilidade da ABIFINA, participou da 3ª oficina do GT Adaptação à Mudança do Clima – Setor Indústria, realizada no dia 11 de junho, em formato híbrido. O encontro, organizado pelo Departamento de Descarbonização e Finanças Verdes (DCARB), da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV/MDIC), tem por objetivo estabelecer objetivos e ações para a adaptação do setor industrial às mudanças climáticas. 

A proposta da terceira oficina foi revisar e propor ações para os 5 maiores riscos apontados nas oficinas passadas e contou com a participação de diferentes setores da indústria. Pelo prisma do AbE foi possível entender que a maior parte das intervenções de adaptação acaba sendo transversal a outros setores da sociedade. Foi pontuada a importância das prefeituras na real implementação dessa agenda nos municípios. Foi bastante discutida a importância da adaptação regionalizada pois diferentes ecossistemas demandam diferentes ações e conhecimentos específicos. Foi uma oficina importante de forte cunho conceitual e foi solicitado que a próxima oficina seja organizada para que os grupos possam afunilar propostas pragmáticas para o Plano Clima Adaptação. 

Acesse aqui a versão preliminar da cartilha “Introdução à Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) para a integração aos instrumentos de adaptação às mudanças climáticas”, material enviado aos membros do GT para nivelamento conceitual e metodológico, visando enriquecer as próximas discussões. 

Anterior

Reunião Ordinária do GIPI: apresentações e atualizações

Próxima

ABIFINA assina manifesto contra Medida Provisória 1.227/2024