Por Odilon Costa, presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA

A ABIFINA está presente na edição especial Perspectivas 2025 da Revista Química e Derivados, analisando os desafios e oportunidades para a química fina e a biotecnologia no Brasil. A matéria destaca o impacto do programa Nova Indústria Brasil (NIB) e do Plano Mais Produção (P+P) na reindustrialização do país, além da retomada das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) como estratégia para fortalecer a produção nacional de medicamentos e insumos estratégicos.
Odilon Costa, presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, reforça a importância desse movimento: “A Nova Indústria Brasil é uma oportunidade única de reposicionar a indústria nacional como protagonista em tecnologias de saúde. Precisamos garantir que essas políticas sejam perenes e que o setor industrial tenha suporte para atender às demandas estratégicas do SUS e da população brasileira.”
O artigo também aborda o avanço das inovações tecnológicas, como nanotecnologia, biotecnologia e inteligência artificial, a modernização da regulamentação de defensivos agrícolas e fitoterápicos, e a crescente demanda por qualificação profissional na indústria.
Baixe o PDF para ler o artigo completo. E para conhecer a edição completa da revista, acesse: Ano LIX – Nº 664.