Em reunião com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, entidade defendeu medidas para ampliar a competitividade da indústria nacional, fortalecer o SUS e estimular a inovação na cadeia produtiva farmacêutica

A ABIFINA esteve reunida nesta terça-feira (19/5) com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri, para apresentar propostas voltadas ao fortalecimento da produção nacional de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) e ao adensamento da base produtiva da saúde no Brasil.
Participaram da reunião, pela ABIFINA, Andrey Freitas, presidente-executivo da entidade, Marcelo Mansur, presidente do Conselho Administrativo, e George Cassim, 1º vice-presidente. Pelo Ministério da Saúde, também participou Maíra Ferreira Carneiro, coordenadora-Geral de Base Química e Biotecnológica.
Durante o encontro, a ABIFINA apresentou documento com propostas estruturantes para o fortalecimento da cadeia nacional de IFAs, com destaque para:
- fortalecimento das PDPs e da produção nacional para o SUS;
- criação de um programa de IFAs críticos;
- modernização regulatória;
- priorização regulatória para medicamentos com IFA nacional; e
- incentivos à inovação, ao financiamento e à tributação voltados à cadeia produtiva nacional.
A agenda reforçou a importância de políticas públicas estruturantes para ampliar a competitividade da indústria nacional, estimular a inovação e fortalecer a segurança sanitária do país.

