Programa terá linha de crédito de R$ 2 bilhões, sendo 25% do valor destinado a institutos.


O Programa Brasil Sustentável, da Finep, terá  R$ 2 bilhões disponíveis para financiar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores ligados ao conceito de sustentabilidade. O lançamento do programa estava previsto para ocorrer na sexta-feira (15), mas, de acordo com a Finep, a data foi remarcada a pedido do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.


Segundo a assessoria da Finep, Raupp pediu para detalhar mais o programa antes do lançamento oficial que deve ocorrer até quarta-feira (20). Os recursos serão destinados às empresas de grande porte. Em contra partida, elas terão que promover a inovação tecnológica e se adaptarem às novas modalidades de inovação com sustentabilidade.


Do total disponível, 25% será destinado a institutos de ciência e tecnologia para que possam fazer parcerias com as pequenas e médias empresas. As instituições que contraírem os créditos vão arcar com uma taxa fixa anual de 4% ao ano, prazos de carência de até 36 meses e prazos de amortização de até 120 meses.


A intenção da Finep é combinar diferentes competências, fontes de recursos e instrumentos financeiros, com prioridade para os setores de biomassa e energias renováveis; smart grid e veículos elétricos/híbridos; mudanças climáticas; materiais, construções e mobilidade urbana; resíduos sólidos, biodiversidade e preservação de ecossistemas; e tecnologias sociais.
 
(Com informações do MCTI e da Agência Brasil)


Fonte: AGÊNCIA GESTÃO CT&I

Rio+20: ABIFINA lança projeto para reformular a MP 2.186/01
Anterior

Rio+20: ABIFINA lança projeto para reformular a MP 2.186/01

Próxima

Ministro da Agricultura recebe documento de Posicionamento do Agronegócio para a Rio+20

Ministro da Agricultura recebe documento de Posicionamento do Agronegócio para a Rio+20