O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lança no próximo dia 29, em São Paulo, o InovAtiva Brasil 2014, programa operado pelo Wenovate – Open Innovation Center, que oferece capacitação em gestão empresarial a empreendedores de negócios inovadores e conta ainda com a parceria de Mc Kinsey&Company. O programa é gratuito e reúne material em vídeos e textos objetivos focados nas melhores e mais modernas práticas empresariais. O acesso é feito pela internet na modalidade de cursos MOOC (massive online open courses).

 

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro do MDIC, Mauro Borges Lemos, vai assinar um Acordo de Cooperação entre o Ministério e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para que os participantes do InovAtiva Brasil tenham acesso a laboratórios de tecnologia e programas de inovação e empreendedorismo, como o Grand Prix Senai de Inovação.

 

“O InovAtiva Brasil é aberto a todos os empreendedores que têm uma boa ideia, projeto ou tecnologia, mas que não têm experiência ou acesso ao mundo dos negócios. Vamos oferecer a eles as melhores técnicas e ferramentas práticas de gestão para que possam escalar os seus negócios”, explica o Secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto.

 

A primeira etapa do programa será totalmente online e, ao final dela, os empreendedores poderão submeter seus projetos para continuar no programa. Na segunda fase podem participar até trezentos projetos que demonstrarem maior potencial e inovação. A partir daí, os empreendedores vão receber apoio presencial e individualizado de mentores-empreendedores bem sucedidos, executivos de grandes empresas e consultores de mercado.

 

Após a etapa de mentoria, os empreendedores mais bem preparados avançam para uma terceira fase em que têm a oportunidade de interagir com potenciais investidores e parceiros. A capacitação nesta fase consiste em bootcamps, bem como na apresentação das empresas para bancas de empreendedores e potenciais investidores.

 

Um dos finalistas do InovAtiva Brasil em 2013, Rui Miadaira, destaca que a participação no programa foi um impulso na busca por um sonho. “Foram poucos meses em que aceleramos pelo menos uns três anos de aprendizado. E só quem empreende sabe o real valor do tempo”, comentou.

 

 

Sobre o InovAtiva

 

Em 2013, a edição piloto do InovAtiva Brasil teve cerca de 3,5 mil empreendedores inscritos de 350 municípios e 24 estados. Foram 1.635 projetos submetidos na primeira fase, 50 selecionados para a segunda etapa e 20 para a terceira. Outros números também chamam atenção, como a participação de 2 mil pessoas nos eventos de divulgação, 210 mil visitas ao site oficial do programa e 6,6 mil curtidas no Facebook.

 

Entre os projetos inscritos para a primeira edição do InovAtiva, o setor com maior representatividade foi o de internet e software (43% do total), seguido pelo de varejo e serviços (21%), ambiental (4%), indústria de transformação (3%), biotecnologia e fármacos (2%) e eletrônicos (2%).

 

Para 2014, o Diretor Executivo do Wenovate, Bruno Rondani, espera que o programa crie uma oportunidade importante para que as diversas comunidades de empreendedorismo espalhadas pelo Brasil se conectem entre si em torno de um objetivo comum que é a capacitação, aceleração e o aumento da visibilidade de seus negócios.

 

Interessados devem se cadastrar pela plataforma do Programa, em http://www.inovativabrasil.com.br 

 

Serviço:

 

Lançamento do InovAtiva 2014

Data: 29/05/2014

Local: Edifício da Confederação Nacional da Indústria, CNI Berrini em São Paulo

Horário: 14h30

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Medicamentos Clones
Anterior

Medicamentos Clones

Próxima

Curso Prospecção de Documentos de Patentes