A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) lançou nesta sexta-feira (2) uma iniciativa que visa reduzir de 112 para até 30 dias o tempo de análise de mérito e enquadramento das propostas de financiamento que a agência de fomento recebe.


“O Finep 30 Dias não só se traduz em mais rapidez, mas também revoluciona a maneira como a inovação é tratada no país”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. “Inovação e burocracia não combinam. Para acelerar a realização de atividades inovativas em nossas empresas, vamos fazer com que os recursos financeiros do Plano Inova Empresa cheguem rapidamente até elas”.


O lançamento ocorreu em São Paulo, durante a reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Além de empresários que integram o movimento, também participaram do encontro o presidente da Finep, Glauco Arbix, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.


Segundo Arbix, um dos desafios do Brasil é promover a elevação da produtividade, o que se dá com tecnologia e inovação. “O Finep 30 Dias vai agilizar a contratação de projetos do Inova Empresa, que dispõe de inéditos R$ 32,9 bilhões para a inovação”, afirmou.


Sobre a iniciativa


A iniciativa engloba um sistema único no Brasil, que conta com um rating de inovação – um conjunto de 86 indicadores para classificar projetos apresentados à Finep. O novo instrumento foi desenvolvido em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para reestruturar as análises realizadas pelos profissionais da agência. O novo rating dará mais garantia e segurança nas análises, além da maior fluidez, que resulta na redução de prazos.


“Em dois anos, conseguimos otimizar o período para um projeto ser analisado, que era de 452 dias para 112. Agora, isso será realizado em, no máximo, 30 dias”, reforçou  Arbix. O sistema está em fase de ajustes finais e estará totalmente operacional às empresas em setembro.


Fonte: MCT

Tetra viral é incluída no calendário vacinal
Anterior

Tetra viral é incluída no calendário vacinal

Próxima

Substâncias impróprias em cosméticos entram em consulta pública