A EMS recebeu a concessão da patente do Toragesic nos Estados Unidos. O medicamento, um anti-inflamatório com forma farmacêutica exclusiva (sublingual) desenvolvida pela farmacêutica brasileira, recebeu o certificado da United States Patent and Trademark Office (USPTO).


No ano passado, a EMS também havia conquistado uma patente no México e duas na Europa (uma delas também referente à forma farmacêutica de Toragesic), onde o laboratório é certificado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMEA).


O Toragesic é fruto de uma inovação incremental da EMS, processo no qual a empresa desenvolveu uma nova formulação a partir de um princípio-ativo (trometamol cetorolaco) que se encontrava em domínio público. O produto, criado em 2006, é sublingual e tem como principal vantagem a propriedade de aliviar dores de forma rápida.


O setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da EMS conta hoje com 200 pesquisadores. Considerada como uma das mais modernas da América Latina, essa área recebe investimentos anuais de 6% do faturamento da empresa.


Outro passo dado pela EMS para melhor atender o mercado brasileiro e ampliar a sua presença no exterior foi a consolidação de importantes empresas estrangeiras como parceiras. Em 2009, a companhia fechou duas parcerias com Cuba. Uma delas é com as empresas Quimefa e Heber Biotec e envolve registro e venda de produtos no Brasil, transferência de tecnologia e desenvolvimento de produtos. Outra, na China, é com o laboratório Shangai Biomabs, que possibilitará a transferência de tecnologia para a fabricação de produtos biotecnológicos de última geração. A previsão da empresa é entrar pioneiramente no mercado de biológicos já em 2011.

Anterior

Industriais propõem novo marco legal para inovação

Próxima

Sistema de Informações sobre Política de Propriedade Intelectual (SPPI)

Sistema de Informações sobre Política de Propriedade Intelectual (SPPI)