As empresas Vallourec & Mannesmann do Brasil e Mahle Metal Leve já contam com a parceria do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) para desenvolverem novos produtos, por meio do programa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Os dois projetos totalizam R$ 3,5 milhões, recebendo cada um investimento de dois terços do Governo Federal, por meio de apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e de repasses à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ao INT, que também contribui com sua infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento.


Além das duas primeiras que já assinaram o contrato de projeto de inovação – cujo conteúdo tem garantia de sigilo industrial -, mais sete empresas estão em fase final de negociação com o INT, no âmbito do programa. Esses novos projetos totalizam R$ 8,7 milhões. Os trabalhos envolvem, em 90% dos casos, desenvolvimento de tecnologias ligadas à área de Energia, e 10% na área de Saúde.


“Entre as competências do Instituto, participam do atendimento principalmente as áreas de Catálise e Processos Químicos, Corrosão e Degradação, Caracterização e Processamento de Materiais, Materiais e Produtos e Desenho Industrial” – relata o diretor substituto do INT, Carlos Alberto Teixeira, coordenador do suporte da Embrappi na Instituição.


Teixeira também revela que outras 51 empresas tiveram contato com o INT, visando a participação no programa. A assinatura de novos contratos tem prazo até junho de 2013, sendo que há o pleito das instituições tecnológicas participantes para prolongá-lo até o final de dezembro.


Além do INT, o atendimento às empresas é oferecido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo – na área de bionanotecnologia – e pelo Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), da Bahia, em processos de manufatura e automação.


Divisão de Comunicação – INT

Anterior

Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal

Próxima

Brasil firma acordo internacional na área de agrotóxicos