19/10/2011 – Roberto Nicolsky


O Dia da Inovação, proposto pela Protec à Presidência da República em 2002 e oficializado por lei desde o ano passado, é uma boa oportunidade para refletir sobre as ações de estímulo ao desenvolvimento tecnológico no Brasil. O dia é comemorado em 19 de outubro porque foi nesta data, em 1901, que Santos Dumont deu a volta à Torre Eiffel com um balão dirigível, conquistando o Prêmio Deutsch. O balão era o Brasil 6, o sexto de uma série de tentativas que foram aperfeiçoadas até a conquista da premiação. Foi este o evento escolhido para marcar a data – e não o vôo do 14 Bis, muito mais conhecido – exatamente para destacar o conceito de inovação defendido pela Protec: um processo de agregação continuada de melhorias para tornar o produto mais competitivo.


Hoje, em um cenário mundial de crise econômica, a inovação tem um caráter essencial para garantir a competitividade. Mas são necessárias medidas ousadas. Infelizmente, o plano Brasil Maior, embora sinalize um apoio à indústria, não prevê medidas significativas para estimular a inovação tecnológica – a única via para destacar nossos produtos no mercado mundial e aumentar a competitividade do País de forma sustentável. Estamos caminhando a passos de formiga e perdendo cada vez mais espaço. Nossos competidores – notadamente Índia e China – agregam mais valor a seus produtos do que nós, e de forma mais rápida. Precisamos urgentemente alcançar uma taxa média de agregação de inovações superior à deles.


A mobilização da indústria há quase uma década já trouxe conquistas importantes para a sociedade, como as atuais leis de fomento. A Lei do Bem, que concede incentivos fiscais a empresas inovadoras; a Lei da Inovação, que permite o compartilhamento do risco tecnológico entre Estado e empresa através da subvenção; e a recém aprovada Lei das Compras Públicas, que dá preferência para produtos desenvolvidos no Brasil em licitações, formam um marco legal estruturado que pode dar suporte a uma estratégia de crescimento nacional baseada no desenvolvimento de tecnologia.


O que nos falta, no entanto, são políticas públicas corajosas que tornem as leis já existentes universais e eficazes para estimular o desenvolvimento tecnológico no País. A inovação resolve problemas práticos, como baratear ou acelerar um processo industrial, produzir com maior eficiência, rentabilidade e preservação ambiental, adaptar um produto a novas necessidades e desejos do consumidor, em resumo, competir melhor. Para enfrentar a crise mundial e não perder espaço – como perdemos dia após dia – para nossos concorrentes, não basta louvar a inovação em discurso e repetir que o desenvolvimento tecnológico é o centro da estratégia da nova política industrial. É preciso aplicar a legislação e lançar medidas concretas que reflitam, na prática, o que é dito pelo Governo. É hora de agir.


Fonte: Portal Protec


 

Brasil vai ampliar investimentos no setor oncológico
Anterior

Brasil vai ampliar investimentos no setor oncológico

Próxima

Parceria mantém redução de preço de insulina

Parceria mantém redução de preço de insulina