A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, participa nesta terça-feira (4/10/2011), em Bruxelas, na Bélgica, do 5º Encontro Empresarial Brasil – União Européia, que reunirá autoridades e empresários com o objetivo de trocar informações sobre diversos temas e ampliar as oportunidades de negócios e investimentos entre Brasil e União Européia. Num dos painéis do encontro, a senadora Kátia Abreu apresentará as oportunidades de investimentos no agronegócio brasileiro. É a primeira vez que a CNA integra um dos painéis do encontro.


A União Européia é o principal destino das exportações brasileiras, comércio que respondeu por 21,4% do total exportado pelo Brasil em 2010. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as vendas de produtos agrícolas representaram 46,1% das vendas totais do Brasil para o bloco em 2009. A pauta exportadora agrícola brasileira para a União Européia está concentrada nos produtos do complexo soja, café e carnes, que respondem por 71,8% dos embarques de produtos agropecuários. Segundo o MAPA, as exportações agrícolas cresceram 17,1%, ao ano, no período de 2002 a 2008, passando de US$ 7,3 bilhões para US$ 18,8 bilhões.


Além das oportunidades de investimentos no agronegócio brasileiro, temas cruciais como energia, mudanças climáticas, competitividade e inovação, serviços financeiros e o Acordo de Associação Mercosul-UE também devem ser discutidos durante o 5º Encontro Empresarial Brasil – União Européia, que contará com cerca de 200 participantes. A presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, e o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, participarão do encontro.


O 5º Encontro Empresarial Brasil – União Européia é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a BUSINESSEUROPE, a Fédération des Entreprises de Belgique (FEB) e a EUROCHAMBRES. Ao final do encontro empresarial, será aprovada uma declaração conjunta do encontro, para ser entregue aos presidentes do Brasil e da União Européia.


Europalia – A presidente da CNA também participa hoje, em Bruxelas, da abertura do festival Europalia, a maior vitrine cultural no continente, e que tem, neste ano, o Brasil como tema. Como parte do evento, serão promovidas, nos próximos meses, cerca de 500 atividades culturais na Bélgica e em países vizinhos (França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo). A presidente da República, Dilma Rousseff, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o rei Alberto II, da Bélgica, e o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, participarão da abertura do festival.


 
Fonte: Agronotícias

CCJ aprova novas regras para aplicação aérea de agrotóxicos
Anterior

CCJ aprova novas regras para aplicação aérea de agrotóxicos

Próxima

Anvisa mantém registro de sibutramina e cancela anfetamínicos

Anvisa mantém registro de sibutramina e cancela anfetamínicos