A multinacional belga Umicore, que possui fábricas nas cidades de Guarulhos (SP) e Americana (SP), foi classificada pelo segundo ano seguido no Top 10 das empresas mais sustentáveis do mundo. Com presença em 36 países, a Umicore é uma das líderes globais no desenvolvimento de tecnologias e processos limpos de produção, além de soluções que contribuem com o meio ambiente, como o catalisador automotivo e a reciclagem de materiais complexos contendo metais nobres.


A Umicore aparece na oitava posição no Ranking Global 100, que é elaborado a partir do estudo anual publicado pela revista canadense Corporate Knights, especializada em temas referentes ao desenvolvimento sustentável. O estudo chegou, em 2012, à sua oitava edição, reunindo um seleto grupo de 100 empresas de 22 países e atuação em todos os setores da economia. Juntas, as empresas do Ranking Global 100 totalizam mais de cinco milhões de funcionários e vendas anuais superiores a US$ 3 trilhões.


A Umicore foi apontada pela primeira vez no Global 100 no ano de 2010, quando ocupou a 44ª colocação. Já em 2011, avançou ao Top 10, sendo classificada na 5ª posição. “Manter-se entre as 10 empresas mais sustentáveis do mundo é a afirmação de que estamos no caminho certo, dentro do objetivo central da Umicore que é oferecer produtos e serviços que proporcionem benefícios a sociedade como reciclagem, catalisadores automotivos e materiais para baterias recarregáveis. Sentimos orgulho pelo reconhecimento dos esforços de todo o time, no Brasil e no mundo, para promover a sustentabilidade dos negócios e da empresa como um todo”, afirma Franz-Josef Kron, presidente da Umicore no Brasil.


A Umicore desenvolve tecnologias e processos limpos de produção, além de produtos que contribuem para a melhora significativa do meio ambiente. Um exemplo é o catalisador automotivo para veículos leves e pesados que elimina, por meio de reações químicas, mais de 90% das emissões de gases nocivos provenientes de motores de combustão.


A empresa também é reconhecida mundialmente por possuir tecnologia para recuperar metais preciosos contidos em materiais complexos como placas de circuito impresso, aparelhos celulares e baterias recarregáveis. Na planta de Hoboken, na Bélgica, são processadas por ano mais de 300.000 toneladas de materiais. A Umicore recebe em sua unidade na Bélgica mais de duzentos tipos de materiais diferentes e através de seus processos consegue recuperar mais de 17 tipos de metais diferentes.


Sobre o Ranking Global 100


O Ranking Global 100 é baseado em 10 indicadores de desempenho. São eles: produtividade energética, produtividade de carbono, produtividade hídrica, produtividade sobre desperdício, diversidade na liderança (porcentagem de mulheres em cargos diretivos), proporção de pagamentos, produtividade em segurança, capacidade de inovação, relação entre sustentabilidade e pagamentos e impostos pagos em dinheiro.


Inicialmente, 3.500 empresas são analisadas em mercados de ações desenvolvidos e emergentes. Deste universo, são selecionadas 300 companhias, a partir de dados de sustentabilidade e financeiros. Posteriormente, essas empresas são submetidas a uma série de avaliações baseadas nos 10 indicadores adotados pelo Global 100. Com todos os indicadores de cada uma das companhias computados, é formado o ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo.


Recentemente, a Umicore também foi incluída no índice Green Index, lançado pela subsidiária internacional da WWF. Calculado e publicado pela Standard & Poor, o estudo define a lista de 50 empresas europeias envolvidas no fornecimento de soluções ecológicas. A Umicore foi destaque pelo papel desempenhado na cadeia de reciclagem de metais e no desenvolvimento de materiais para aplicações de energia limpa.


A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em quatro áreas de negócios: Catálise, Materiais de Energia, Materiais de Performance e Reciclagem. Cada área de negócios está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia-a-dia ou aqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, onde seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. A área de Tecnologias Limpas (Clean Technologies – CT) é responsável por aproximadamente 50% da receita do Grupo. A Umicore investe cerca de 90% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em P&D, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2011, apresentou faturamento de EUR 14,5 bilhões e atualmente emprega 14.600 pessoas.


Umicore é uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias limpas


Planta da Umicore na cidade de Americana (SP)


Fonte: SEGS.com.br – 01/03/12 (MARCOS GARCIA NOTÍCIAS – Demais)

Anterior

BNDES e empresas criam o 'superlaboratório' nacional

Próxima

Empresários e trabalhadores juntos contra incentivos à importação

Empresários e trabalhadores juntos contra incentivos à importação