13/04/2011


O Departamento de Defesa Comercial da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) publicou, nesta quarta-feira (13/4), o relatório com as informações sobre as atividades da área no ano de 2010.


O documento mostra, por meio de quadros e gráficos, estatísticas sobre a utilização das medidas antidumping, compensatórias e de salvaguarda no país. Nesta edição, foi incluída ainda uma tabela sobre o número de petições recebidas pelo departamento desde 2005.


A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres, destaca que, no documento, “os atores do comércio exterior podem contar com uma fonte atualizada de pesquisa sobre a defesa comercial brasileira”.


Entre os dados apresentados, o documento cita o fato de, em novembro de 2010, o Relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre medidas comerciais do G-20, grupo das principais economias mundiais, mostrar que, no período de janeiro a outubro de 2010, o Brasil e a Índia foram os dois únicos países que aumentaram a utilização de medidas de defesa comercial, revertendo a tendência de declínio do uso destes instrumentos, observada desde 2008.


Acesse o Relatório Decom 2010.
 
Fonte: MDIC

2ª Crop World South America acontece em julho
Anterior

2ª Crop World South America acontece em julho

Próxima

Seminário discute políticas de acesso a medicamentos

Seminário discute políticas de acesso a medicamentos