Projeto de Instrução Normativa apresenta novas exigências para que as unidades de controle de agrotóxicos possam funcionar



A proposta com novos requisitos específicos para o credenciamento e funcionamento de Laboratórios Analíticos da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, voltada ao Controle Oficial de Produtos Agrotóxicos, foi colocada em consulta pública por trinta dias, a partir desta quinta-feira, 8 de março. O projeto de Instrução Normativa foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está disponível no Diário Oficial da União (DOU).


As regras complementam a Instrução Normativa nº 01, de 16 de janeiro de 2007. O texto prevê que as unidades responsáveis pela análise de agrotóxicos técnicos e formulados deverão participar de testes de proficiência. Também terão que fazer comparações interlaboratoriais organizadas por provedores competentes, na frequência mínima de uma rodada a cada dois anos ou conforme a disponibilidade de provedores, para todos os ensaios necessários ao credenciamento.


Os laboratórios deverão enviar à Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial do Mapa (CGAL), os relatórios contendo os resultados de todos os testes de proficiência e comparações interlaboratoriais dos quais tenham participado. Em caso de resultados insatisfatórios, deverão enviar ao Mapa a respectiva análise crítica contendo uma avaliação da causa raiz do problema, bem como ações corretivas adotadas.


De acordo com a proposta, no caso de dois resultados insatisfatórios consecutivos haverá a suspensão do credenciamento, até que novos resultados satisfatórios sejam apresentados. Nos estudos de validação dos métodos de ensaios de ingrediente ativo e impurezas, bem como na condução dos estudos físico-químicos dos produtos técnicos e formulados, devem ser observadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas referentes aos agrotóxicos ou o Manual de Garantia da Qualidade Analítica.


As respostas e sugestões à consulta pública devem ser tecnicamente fundamentadas e encaminhadas, por escrito, para a Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial, situada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo B, Sala 440, CEP: 70043-900 Brasília-DF.


Fonte: Notícias MAPA

Anterior

ABIFINA participa da XXX Reunião do Fórum Nacional da Indústria

Próxima

Rio ganha complexo para pesquisas de ponta em nanotecnologia

Rio ganha complexo para pesquisas de ponta em nanotecnologia