Mensagem recebida do Ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães: “Tenho o prazer de encaminhar a versão final do Plano Brasil 2022, por meio eletrônico. Agradeço a colaboração de todos que contribuíram conosco na elaboração desse Plano.”


 


Samuel Pinheiro


Ministro de Assuntos Estratégicos


 


Essa versão pode ser encontrada na página eletrônica da Secretaria de Assuntos Estratégicos, no endereço: www.sae.gov.br.


 


Pensar estrategicamente o futuro do País, fixando metas para o ano de 2022, quando o Brasil comemora o bicentenário de sua independência. Essa foi a encomenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, quando este assumiu o cargo, em outubro de 2009.


A elaboração do Plano Brasil 2022 envolveu grupos de trabalho formados por técnicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), representantes de todos os Ministérios, da Casa Civil e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Os Grupos de Trabalho, a partir dos planos e programas de cada Ministério, elaboraram textos preparatórios, um para cada Ministério agrupados nos setores Economia, Sociedade, Infraestrutura e Estado. Cada texto tem a seguinte estrutura:


·     importância estratégica da área;


·     principais avanços recentes;


·     metas e ações.


Foram recebidas numerosas sugestões, comentários e críticas relativos aos textos em um processo já encerrado de consulta.


A partir desses textos e dos comentários recebidos foram definidas as Metas do Centenário. Assim, o Plano terá quatro capítulos:


·     O Mundo em 2022


·     América do Sul em 2022


·     O Brasil em 2022


·     As Metas do Centenário

Novo ministro defende Integração de políticas do setor agrário
Anterior

Novo ministro defende Integração de políticas do setor agrário

Próxima

Anvisa altera lista de antibióticos sob controle e publica Nota Técnica para esclarecer dúvidas

Anvisa altera lista de antibióticos sob controle e publica Nota Técnica para esclarecer dúvidas