Texto da instrução normativa foi submetido à consulta pública visando às boas práticas regulatórias


Com o objetivo de orientar as empresas importadoras de agrotóxicos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira, 11 de julho, no Diário Oficial da União, Instrução Normativa com os formulários e procedimentos que devem ser seguidos para o pedido de importação desses produtos. Em 2012, mais de 22 mil licenciamentos foram concedidos.
Para que a importação seja feita, a empresa deve preencher o requerimento para importação de agrotóxicos e entregar em uma das 27 Superintendências Federais de Agricultura (SFAs). Após a solicitação, o Mapa tem 30 dias para responder ao pedido.
A norma esclarece que antes de solicitar o licenciamento da importação de um agrotóxico, a empresa deve possuir registro no órgão competente do estado ou do Distrito Federal e o agrotóxico deve estar registrado no Mapa.
Para que o licenciamento seja concedido atualmente, o procedimento de checagem de dados e de concessão da licença de importação é feito manualmente com o auxílio de três sistemas, o Siscomex, Agrofit e o Sigvig. A norma prevê que quando os sistemas trabalharem de forma integrada o pedido de autorização prévia seja feito e analisado apenas via sistema.
O texto da instrução normativa foi disponibilizado para consulta pública em novembro de 2012 e recebeu sugestões de sindicatos, associações e empresas do setor privado. Para acessar a norma na íntegra, clique aqui.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203
Vanessa Reis
[email protected]


Fonte: Ministério da Agricultura

Anterior

Feira aberta por Cristina Kirchner e Raupp atrai quase 100 mil pessoas

Próxima

Agrotóxicos: Anvisa divulga orientação sobre alteração pós-registro