Comprimidos serão entregues aos oito mil pacientes da rede pública a partir de janeiro de 2013


Nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, o Instituto Vital Brazil, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, iniciou a distribuição de 220 mil comprimidos de 400mg de mesilato de imatinibe, usado no tratamento da leucemia mieloide crônica e do tumor do estroma gastrointestinal. Para comemorar, foi realizado um evento no Palácio Guanabara com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes, do vice-governador do Rio, Luis Fernando Pezão e representantes dos laboratórios parceiros. A medicação foi encomendada pelo Ministério da Saúde para distribuição ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de janeiro de 2013.


A produção do mesilato de imatinibe para toda a demanda do SUS será realizada por dois laboratórios oficiais brasileiros: o Instituto Vital Brazil e o Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, da Fiocruz. “Essa produção compartilhada por dois laboratórios oficiais é uma forma de garantir que o resultado seja o melhor possível. As parcerias resultam, ainda, em benefício de redução de gastos ao SUS pela diminuição dos preços praticados, além de economia de divisas”, afirma Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil. Além dos laboratórios oficiais, a produção do medicamento é feita em parceria com os nacionais EMS, Laborvida, Cristália, Alfa Rio e Globe Química.


As Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) são resultados da estratégia do Governo Federal de integrar os setores públicos e privados para estimular a produção totalmente nacional de medicamentos de alta complexidade no país e prevê a transferência total de tecnologia para a fabricação e distribuição do medicamento no decorrer de cinco anos. Nesse mesmo período, estima-se que a economia para o Sistema Único de Saúde chegue a R$ 337 milhões. A produção nacional do Mesilato de Imatinibe será suficiente para atender a toda a demanda do Sistema Único de Saúde – aproximadamente oito mil de pacientes hospitalizados.


“Em janeiro de 2007, quando o Werneck assumiu a presidência do Vital Brazil, estive na instituição e era inimaginável pensar que o instituto voltaria a produzir medicamentos na situação que estava a área produtiva. Os esforços do presidente e de toda a equipe do merecem ser ressaltados e parabenizados”, disse o secretário Sérgio Côrtes.


O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância da parceria entre laboratórios públicos e privados e a urgência de trazermos produção para o Brasil. “Compramos muitos medicamentos de multinacionais, ficamos à mercê das empresas. Se quiserem parar de fabricar, não teremos os remédios para fornecer à população. Por isso é tão primordial que haja esforço para trazer cada vez mais medicamentos para a produção totalmente nacional”, disse. Padilha ainda citou que o Brasil é um dos poucos países que fornecem medicamentos de forma totalmente gratuita aos pacientes com câncer. “Esse foi o primeiro medicamento oncológico a ser totalmente produzido no Brasil e é o primeiro, também, a ser distribuído com a nova embalagem do ministério. Todos os medicamentos que tiverem essa embalagem padrão não podem ser vendidos e só devem ser entregues pela rede pública de saúde”, alertou o ministro.


O Instituto -O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.


Fonte: Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) 19/12/2012

Transparência: Anvisa divulga agenda de reuniões para 2013
Anterior

Transparência: Anvisa divulga agenda de reuniões para 2013

Próxima

Governo federal prepara programa para incentivo à inovação