Saúde Pública é tema que vai nortear o simpósio que acontece em novembro na Gávea


Nos dias 28 e 29 de novembro, o Instituto Vital Brazil promove o II Simpósio Nacional de Estratégias do Governo para Desenvolvimento e Aplicação da Biotecnologia no Brasil, no auditório do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), na Gávea, Rio de Janeiro. O simpósio dará continuidade às discussões da 1º edição realizada em 2011, além de promover o compartilhamento das tecnologias atuais, voltadas para os interesses do Ministério da Saúde brasileiro e fazer uma exposição de cenários no âmbito internacional, nacional e locais voltados para os temas que envolvem a Biotecnologia (estratégias, investimento, pesquisa, produto, legislação e capacitação de pessoal). O evento conta com parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde.


O conteúdo é voltado para pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como demais profissionais dessas áreas e outros interessados. Este é o segundo ano do evento. Em 2011, o simpósio teve a presença de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, do Ministério da Saúde, do Instituto Butantan, do próprio Instituto Vital Brazil e muitos outros. O evento conta com parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde.


Os interessados podem se inscrever aqui, até o dia 21 de novembro. As inscrições custam R$ 100,00 e o pagamento deve ser feito por depósito no Banco Itaú (Ag: 0380 e c/c: 80017-7), em nome da Fundação de Empreendimentos Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro (Femptec). Estudantes pagam R$ 35,00 (mediante comprovação). Os comprovantes de depósito e a carteirinha de estudante devem ser escaneados e enviados ao e-mail [email protected]. A confirmação da inscrição só ocorrerá após essas etapas comprovadas.


Trabalhos científicos: Os trabalhos científicos poderão ser inscritos em uma das três categorias: artigo completo, pôster e boa prática de empresa, até o dia 1º de novembro. Os temas devem ser de Saúde Humana e Animal, Fitoterapia, Desenvolvimento de Negócios, entre outros especificados nas regras de submissão. Os interessados devem enviar seus trabalhos para [email protected] e identificar o assunto do e-mail como “II Simpósio de Biotecnologia”. Os autores dos trabalhos selecionados receberão mensagem por e-mail, no dia 9 de novembro. O regulamento completo para os interessados em submeter trabalhos científicos está no site do Instituto Vital Brazil. As pessoas com trabalho inscrito e aprovado terão sua inscrição automática e gratuita.


Programação:




























































Horários


1º DIA


8h00 – 9h00


Entrega de credenciais


9h00 – 9h30


Cerimônia de Abertura


9h30 – 12h00


Mesa redonda: Investimento em Biotecnologia: análise de cenários


Cenário Internacional: Panorama  do setor de biotecnologia no mundo


Cenário Nacional: Diagnóstico do desenvolvimento do setor de biotecnologia no Brasil


Cenário local: O Geciv/RJ como estratégia para o desenvolvimento do cluster de biotecnologia no Estado do Rio


12h00 -14h30


Almoço


14h30-17h00


Mesa redonda: Regulação e a questão do registro: O papel das entidades reguladoras  no desenvolvimento da Biotecnologia


Aspectos para registro de medicamentos e demais produtos no Brasil


Dificuldades para construção do dossiê para registro na Anvisa


O marco regulatório do acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional


Horários


2º DIA


9h30 – 12h00


Mesa redonda: Apresentação de cases a partir das estratégias adotadas no Rio de Janeiro


Case: Cadeia Farmacêutica: Estruturação de parcerias para desenvolvimento de produtos biotecnológicos


Case: Avanços da biotecnologia a partir de investimento


Case: O desenvolvimento de Spin-off para converter pesquisa em produtos


12h00 – 14h30


Almoço


14h30 – 17h00


Mesa redonda: Prospecção de tecnologias e o pipeline  de projetos inovadores: desafios para o desenvolvimento de bioprodutos


Propriedade Intelectual, Prospecção de Tecnologias a partir de patentes


Desenvolvimento de pesquisa:  Pipeline – Avaliação de novas tecnologias para o desenvolvimento de bioprodutos


A formação e capacitação de RH em Biotecnologia


Anterior

India Patent Authority Has Big Pharma Worried

Próxima

Oficinas ABIFINA

Oficinas ABIFINA