Final de ano é época de retrospetivas e balanços. É o momento de apresentar os resultados do trabalho de todo um ano. E com a Anvisa não é diferente: com esse objetivo o diretor-presidente da Agência, Jarbas Barbosa, se reuniu com o corpo técnico, na última sexta-feira (09/12), no auditório da casa.

À plateia, ele expôs os resultados alcançados pela Anvisa no exercício de 2016 e também os desafios estabelecidos para 2017.
 
O diretor-presidente dividiu sua explanação em nove eixos temáticos, a saber:

  • Acesso seguro da população a produtos e serviços;
  • Aprimorar as ações de vigilância em pós-uso;
  • Aprimorar a cooperação e a convergência regulatória;
  • Marco regulatório em vigilância sanitária;
  • Fortalecer as ações de coordenação do SNVS;
  • Modelo de governança que favoreça integração, inovação e desenvolvimento;
  • Otimizar ações de pré-mercado;
  • Elevar a eficiência das operações em PAF; e
  • Educação, comunicação e relacionamento institucional.

Em todo os temas, foram elencados os êxitos deste ano e as metas para o ano que vem. Entre os vários resultados, podemos citar: os registros de sete kits de diagnóstico in vitro para Zika, Dengue e Chikungunya; novas regras para o enquadramento dos medicamentos isentos de prescrição (MIP) e a nova RDC para pós-registro de medicamentos; a retomada do Proveme; e a adesão ao International Council on Harmonisation of Technical Requirements for Registration of Pharmaceuticals for Human Use (ICH).

Já no tocante aos desafios, destacam-se a harmonização dos procedimentos nos postos de PAF; construção de uma agenda estratégica para ampliação e modernização de efetividade no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; redução do tempo de fila para os registros eletrônicos; e a apresentação do Plano Nacional para Enfrentamento da Resistência a Antimicrobianos, prevista para o mês de maio.

Para que houvesse um ano tão exitoso, foi necessário o empenho e apoio do corpo técnico da Anvisa, além dos integrantes da Diretoria Colegiada da Agência, como fez questão de ressaltar o diretor Jarbas Barbosa.

Acesse, na íntegra, a apresentação feita pelo diretor-presidente, clicando aqui.

Fonte: Ascom/Anvisa

 

Anterior

A Propriedade Industrial e a Lei de Genéricos no Brasil

Próxima

Acesse artigo de Pedro Barbosa sobre abuso em PI e impactos antitruste