A Câmara dos Deputados realizou no dia 14 de maio duas audiências públicas importantes para o setor de saúde e de químicos.  

O Projeto de Lei nº 2583/2020, que institui a Estratégia Nacional de Saúde foi debatido na Comissão de Saúde e contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE/MS), Carlos Gadelha, e do diretor da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação Comércio e Serviços do MDIC, Luís Felipe Giesteira, além de entidades do setor.  

Segundo Giesteira, o PL vai ao encontro da Nova Indústria Brasil e a missão 02, relativa ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), e que o ministério apoia a proposta. Carlos Gadelha apresentou os déficits e dependência do SUS quanto aos produtos ofertados no País, e o ecossistema que envolve o CEIS. 

Acesse aqui as apresentações realizadas nesta audiência pública e também a íntegra do debate

Já o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados, discutiu os desafios do setor químico na reindustrialização no Brasil, as políticas industriais das principais economias, os setores industriais promissores para o desenvolvimento econômico, além de sugerir diretrizes para a política industrial brasileira e identificar as possiblidades de aumento de investimento público e privado na transição energética. 

Foi informado que, a partir deste e de outros debates, será elaborado um estudo com elementos para contribuir para o planejamento de uma reindustrialização sob bases novas. 

Estudo recente do Cedes mostrou que diversas oportunidades se abrem com a necessidade de transição energética e descarbonização da economia. 

Acesse a integra do debate

Cronograma de lives sobre o desligamento Siscomex LI/DI
Anterior

Cronograma de lives sobre o desligamento Siscomex LI/DI

Próxima

MDIC disponibiliza o 9º Boletim CNDI