Pesquisa apresentada na última quinta-feira (30), em Paris, apontou que o Brasil subiu 13 posições no Indicador Global de Inovação 2011 (The Global Innovation Index). De acordo com o estudo, o país saiu do 60º lugar para o 47º, entre 2010 e 2011, o que coloca a nação na frente de países como Rússia, Índia e Argentina.


O levantamento é realizado anualmente pelo Insead, uma das principais escolas de negócios da Europa. Para a construção dos dados são observados 50 critérios, organizados em sete vertentes, que vão desde ambientes políticos e regulatórios, passando por acesso a crédito, indicadores de educação básica e superior, a consumo de produtos culturais e de lazer.


Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota, o resultado mostra que a inovação está virando cultura no Brasil. “Hoje podemos afirmar, sem medo de errar, que graças ao espírito muito empreendedor de nossa população, especialmente de pequenas empresas de forte conteúdo tecnológico e baseadas em conhecimento intensivo, estamos em ritmo bem mais acelerado que a média mundial”, avaliou.


O estudo é realizado em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, da sigla em inglês), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda segundo o levantamento, a China foi o único país representante dos Brics a figurar no topo da lista, ocupando o 4º lugar. A Suíça ganhou três posições e assumiu a liderança, seguida por Suécia e Singapura na 2ª e 3ª colocações, respectivamente.


O ranking está disponível neste link.


Fonte: Gestão C&T (Com informações do MCT)

Governo espera diminuir dependência externa para fornecimento de remédios
Anterior

Governo espera diminuir dependência externa para fornecimento de remédios

Próxima

Frentes parlamentares se unem em prol da inovação

Frentes parlamentares se unem em prol da inovação