O artigo O complexo econômico-industrial da saúde no mundo: estrutura e tendências das indústrias farmacêuticas e de dispositivos para saúde, publicado na Edição 58 do BNDES Setorial, apresenta um panorama da reorganização produtiva global dos setores farmacêutico e de dispositivos para saúde, que integram o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
Escrito por Vitor Pimentel, Diego Nyko, Larissa Barbosa, Adriana Inhudes, Hevellyn da Silva e André Landim, o estudo examina as estruturas de mercado, dinâmicas concorrenciais e tendências tecnológicas desses setores. Além disso, estima os fluxos de comércio internacional para países selecionados, aplicando uma metodologia específica.
A análise destaca que a concorrência nesses mercados é impulsionada pela inovação, mas apresenta diferenças entre os segmentos: enquanto a indústria farmacêutica segue um caminho de especialização crescente, o setor de dispositivos médicos se orienta pela diversificação e ampliação de portfólio. Outro ponto relevante é a ausência do Brasil nos debates internacionais sobre esses setores, com perda de representatividade até mesmo dentro da América Latina.
Baixe o PDF para ler o artigo completo.