Brasília (14/3/2011) – O faturamento da indústria, a massa salarial e o rendimento médio real do trabalhador do setor caíram em janeiro em relação a dezembro de 2010, revela a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta segunda-feira, 14 de março, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).  Tal comportamento sinaliza arrefecimento da atividade industrial.


O faturamento real recuou 1,3% em janeiro sobre dezembro, sem influências sazonais, no segundo mês consecutivo de queda. Em dezembro do ano passado, houve declínio de 0,6% no faturamento ante novembro. O indicador cresceu 7,9% sobre janeiro de 2010, superando a casa dos 20% em oito dos 19 setores da indústria de transformação pesquisados. Os destaques foram de outros equipamentos de transporte, material eletrônico e comunicação, couros e calçados, edição e impressão, e produtos de metal.


A massa salarial real declinou 15%. Em relação a janeiro de 2010, porém, a massa salarial se expandiu 4%, influenciada pelo aumento do emprego em quase todo o ano passado.


Um dos motivos da queda da massa salarial, segundo a CNI, foi o recuo de 14,9% no rendimento médio real do trabalhador em janeiro comparativamente a dezembro de 2010. Assim como a massa salarial, o rendimento médio real não tem ajuste sazonal. O decréscimo desse índice é explicado pelos pagamentos extras de final de ano, como o 13º salário, que alteram a base de comparação. Em relação a janeiro de 2010, o rendimento caiu 0,9%.


Apesar da queda desses índices, as horas trabalhadas, o emprego e a utilização da capacidade instalada (UCI) registraram variações positivas entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011. O índice dessazonalidado das horas trabalhadas cresceu 0,6% e foi de 0,2% o crescimento do emprego. Os dois índices registraram altas de 3,7% e 4,8%, respectivamente, na comparação com janeiro de 2010.


A UCI atingiu 82,6% em janeiro, contra 82,4% em dezembro sem influências sazonais. Essa ligeira alta recupera a perda registrada em dezembro passado.  Em relação a janeiro de 2010, a UCI cresceu 1,4 ponto, informou a CNI.


Fonte: CNI

Normas em saúde: abertas inscrições para seminário
Anterior

Normas em saúde: abertas inscrições para seminário

Próxima

Secex prorroga consulta pública sobre consolidação das normas de comércio exterior

Secex prorroga consulta pública sobre consolidação das normas de comércio exterior