O Fórum Nacional de Agronegócios – Boas Práticas de Produção – estímulo à Indústria Nacional: Pós Rio + 20 apresenta, no dia 28 de junho, uma discussão intersetorial e multidisciplinar, propiciando a integração entre os diversos segmentos do agronegócio brasileiro


Moderno, eficiente e competitivo, o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera, segura e rentável. Com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados. Tendo em vista, a relevância do agronegócio no Brasil, o Instituto Brasileiro de Ação Responsável, realiza no dia 28 de junho, no auditório do Interlegis, Senado Federal, o Fórum Nacional de Agronegócios – Boas Práticas de Produção – estímulo à Indústria Nacional: Pós Rio + 20. As inscrições para o evento são gratuitas. 


Uma agropecuária mais competitiva e sustentável. O Fórum Nacional de Agronegócios – Boas Práticas de Produção – estímulo à Indústria Nacional: Pós Rio + 20 visa estimular e fortalecer a discussão sobre a formação de políticas públicas que envolvam regulamentações e direcionamentos político-administrativos do governo.


Mais sobre o tema:


O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro. Para fortalecer essas vantagens competitivas, tornando o agronegócio um investimento ainda mais atrativo, o governo tem modernizado a Política Agrícola. A espinha dorsal desse processo é o seguro rural. Indispensável à garantia de renda do produtor, ele também é essencial à geração de empregos no campo, ao avanço tecnológico e à efetiva incorporação do setor ao mercado de capitais.


Outros modernos instrumentos de Política Agrícola, como o Fundo de Investimento do Agronegócio (FIA), o Certificado de Depósito Agropecuário e o Warrant Agropecuário, têm sido desenvolvidos e aperfeiçoados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com isso, o governo busca atrair parte do patrimônio de mais de US$ 165 bilhões dos fundos de investimentos ao financiamento das atividades agropecuárias para impulsionar ainda mais o setor por meio do crédito rural.


Além das iniciativas do governo a pujança do agronegócio atraiu empresas privadas que investem de maneira sistemática no Brasil. A indústria de alimentos e a de suporte ao agronegócio transformou o potencial agrícola brasileiro em realidade. Com um balanço entre tecnologias e uso racional de insumos o agricultor brasileiro passou a conquistar mercados internacionais e estabeleceu um novo padrão de qualidade na produção de alimentos no mundo. A indústria que suporta o agronegócio deve estar alinhada fortemente com os requisitos ambientais, trabalhistas e ainda estar integrada no modelo de produção brasileiro com políticas de preço e crédito. O modelo regulatório brasileiro é um dos mais complexos e exigentes do mundo e estabelece padrões de altíssimo nível para o oferecimento de produtos para a agricultura brasileira.


Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil não só pelo aspecto da produção strito sensu, mas na observância de conformidade de toda a cadeia. Conceitos de auto-gestão e certificação devem ser trabalhados para a nova fase da consolidação dos mercados conquistados, no aumento da soberania da produção de insumos no país. Uma indústria pós-Rio + 20 é aquela que cumpre as mais severas exigências em seu negocio, mas também contribui para toda a cadeia de participa, numa cumplicidade sustentável.


 
Serviço: Fórum Nacional de Agronegócios – Boas Práticas de Produção – estímulo à Indústria Nacional: Pós Rio + 20
Data: 28 de junho de 2012, de 9 às 14h
Local: Senado Federal, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis. Via N 2 – Anexo “E”, Brasília
Patrocínio: Ouro Fino, FMC e Basf
Apoio: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Senado Federal, Agência Íntegra Brasil e Interlegis
Informações: (61) 3274-3191 e 3468-5696
E-mail: [email protected]
www.acaoresponsavel.org.br e www.integrabrasil.com.br
Assessoria de Comunicação
Marina Figueiredo/ Denise Margis
61)3366-1440/3366-1410 e (61)7815-7483/ 7815-7482
[email protected]


 

Inovação para o Desenvolvimento Sustentável
Anterior

Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Próxima

Oportunidade de parcerias tecnológicas com o Inmetro para empresas do setor de química

Oportunidade de parcerias tecnológicas com o Inmetro para empresas do setor de química