A revista Valor Setorial Saúde, publicada em setembro pelo jornal Valor Econômico, apresenta um panorama do desenvolvimento da saúde no Brasil. Entre os temas em destaque, a reportagem “Parcerias para produzir no País” (pág. 56 a 58) reconhece a importância da nova fase de uma das ações mais importantes para o setor nos últimos anos: as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs).


Iniciadas para atender à produção de remédios considerados estratégicos para os programas do Sistema Único de Saúde (SUS), as parcerias agora têm foco na produção local de medicamentos biológicos e princípios ativos. Na reportagem, o 1º vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, explica a importância do redirecionamento e crescimento das PDPs na área (pág. 57). Para ele, as parcerias são fundamentais para a redução do déficit comercial na saúde.


A reportagem apresenta, ainda, o depoimento de Samuel Silva, diretor de pesquisa e inovação do Cristália, sobre o alinhamento da empresa às estratégias públicas que facilitam o acesso da população aos serviços de saúde. O laboratório, associado da ABIFINA, foi um dos primeiros a aderir às PDPs e já fechou 31 parcerias para a transferência de tecnologia, além de realizar investimentos que chegam a R$ 160 milhões em laboratórios para a produção de princípios ativos oncológicos e peptídeos (biomoléculas).


Já na matéria veiculada sobre o déficit nas contas externas (pág. 24), Nelson Brasil comenta o déficit comercial na compra de medicamentos em 2013. Além disso, a edição relata a contribuição da ABIFINA (pág. 37) para a saúde brasileira ao longo dos 27 anos de existência da entidade.


Leia aqui a edição na íntegra


Anterior

Parlamentares concluem análise da PEC da inovação

Próxima

Azevêdo muda ritmo da OMC e já encara críticas

Azevêdo muda ritmo da OMC e já encara críticas