A 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais é um evento de caráter nacional, cuja proposta é criar um espaço dinâmico de debate voltado à compreensão das perspectivas e das possibilidades de aprimoramento da atuação das instituições relacionadas com o tema, na construção participativa de uma Política Nacional de Apoio a Arranjos Produtivos Locais, respeitando-se as características e a estrutura dos diferentes espaços produtivos.


Objetiva-se, assim, reunir e mobilizar os segmentos produtivos e as principais instituições governamentais e não-governamentais, para, por meio da troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em Arranjo Produtivos Locais (APLs), aprimorar as políticas de apoio aos APLs e de estímulo ao desenvolvimento local e regional, com soluções inovativas voltadas ao incremento da competitividade e da sustentabilidade, econômica, social e ambiental dos APLs, convergente com as demais políticas nacionais.


O evento contará com diversos momentos, como painéis, mesas redondas, apresentações de experiências locais, mostra de produtos, todos voltados para a temática central da Conferência: “2ª Geração de Políticas para Arranjos Produtivos Locais: Competitividade e Sustentabilidade”


Estarão presentes em toda a Conferência grandes nomes que trabalham com o tema APL, como o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Coutinho, que atuará como palestrante máster.


O público-alvo desta 5ª edição são empresários e associações de classe empresariais, governanças e gestores de APLs, Governo Federal, Estaduais e Municipais, gestores técnicos governamentais, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs, acadêmicos e parlamentares. A sociedade civil, de maneira ampla, deverá estar representada no evento. Espera-se o número aproximado de 500 participantes.


Visando suprir a necessidade de eventos regionais antes do nacional, e com vista a dar voz aos Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs, serão realizados, como pré-eventos, o 1º Encontro dos Núcleos Estaduais de Apoio a Arranjos Produtivos Locais no dia que antecede a 5ª CB APL.


Paralelamente à 5ª Conferência Brasileira de APLs, serão realizados o 2º Encontro de Oportunidades entre as instituições do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL e os Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs e governanças dos arranjos produtivos; o Estande Coletivo do GTP APL, espaço destinado à exposição das ações institucionais dos parceiros do Grupo de Trabalho; a Linha do Tempo das Políticas para APLs no Brasil, a ser construída a partir de arquivos de iniciativas e ações desenvolvidas nos últimos 10 anos pelas instituições do GTP APL e pelos Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs; e a Mostra de Produtos de APLs, com o objetivo de aproximar os aglomerados produtivos dos participantes da Conferência, mostrando os produtos desenvolvidos, e contemplando APLs de diversas localidades do território nacional.


Como Pós-Evento, realizar-se-á o 2º Encontro APL/Clusters do MERCOSUL e Países Associados, no dia posterior ao término do evento, com a participação de representantes, entre outros, da Argentina; Bolívia; Brasil; Chile; Paraguai; Peru; Uruguai; e Venezuela.


O evento está marcado para os dias 8, 9 e 10 de novembro de 2011 e será realizado no Convention Center do Hotel Royal Tulip, em Brasília. Localizado às margens do Lago Paranoá, o hotel conta com a infraestrutura necessária para realizar a Conferência, oferecendo um auditório de 427 lugares e diversas salas onde ocorrerão reuniões paralelas e mesas temáticas.


Outras informações acesse aqui

III Congresso Ibero-Americano de Fitoterapia
Anterior

III Congresso Ibero-Americano de Fitoterapia

Próxima

3º Encomex Mercosul será lançado nesta quinta-feira em Curitiba

3º Encomex Mercosul será lançado nesta quinta-feira em Curitiba