20 ANOS DO MERCOSUL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM UM NOVO CENÁRIO MUNDIAL



Em 2011, o Tratado de Assunção fez 20 anos. Não se pode, contudo, afirmar que o MERCOSUL, esta união aduaneira (ainda incompleta), que deseja se tornar um mercado comum, já tenha atingido sua maturidade.


Há desafios que demandam respostas efetivas do poder público e da iniciativa privada dos países que integram o MERCOSUL. Desafios referentes à estabilidade normativa no comércio intrabloco, à redução das listas de exceções, ao fortalecimento das instituições regionais, à mitigação das desigualdades entre os Estados membros, à integração energética e logística, aos acordos com terceiros mercados e à competitividade internacional das empresas.


Tendo isto presente, nos dias 01 e 02 de dezembro, em Curitiba, nas instalações da Universidade Positivo – Campus Ecoville, o MDIC e parceiros realizarão o 3º ENCOMEX MERCOSUL, evento de caráter internacional e formato múltiplo, cujo objetivo é promover a aproximação entre a iniciativa privada e os governos da região, buscando soluções e alternativas para os problemas existentes no comércio exterior, bem como favorecer a complementariedade regional e o comércio intra e extrabloco.


O ENCOMEX MERCOSUL 2011 é uma iniciativa brasileira, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e da Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do MERCOSUL do Governo do Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação do Comércio do Paraná, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Associação Comercial do Paraná (ACP), Itaipu Binacional, Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (CONAMPE). O evento conta com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.


Durante os dois dias, os principais órgãos intervenientes no comércio exterior dos Países Partes estarão acompanhados de empresários para avaliar duas décadas de experiência e repensar o MERCOSUL para os próximos 20 anos. Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os Estados do bloco econômico e tratarão de temas específicos como: (i) Desafios e Oportunidades do Mercosul em um Novo Cenário Mundial; (ii) Contribuição do Comércio Intra e Extrabloco para o Crescimento Econômico do Mercosul; (iii) Inovação como Diferencial Competitivo; (iv) Agronegócio e o Cooperativismo no Mercosul; (v) Mecanismos de Financiamento ao Comércio Exterior; (vi) Impactos da Variação Cambial nas Operações Internacionais; (vii) Ações das Agências de Promoção Comercial na América do Sul: Estratégias e Oportunidades; (viii) Cenário e Perspectivas de Negócios para a América do Sul; (ix) Negociações Comerciais Mercosul com Terceiros Países; (x) Mercosul-Canadá: Oportunidades e Complementaridades, entre outros.


Além dos painéis, das oficinas (setoriais e temáticas), ocorrerão eventos como: Showroom de Empresas; Encontro de Negócios (CNI/FIEP); Encontro com Especialistas em Mercados (APEX); Reunião com Secretários de Estado de Indústria e Comércio Exterior (MDIC/SEIM); Balcão de Atendimento do MDIC (Desk Resolution); Prêmio Proex Excelência Banco do Brasil e Anúncio da Balança Comercial Brasileira.


Outras informações acesse http://mercosul.encomex.mdic.gov.br/

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