REVISTA FACTO
...
Informando ABIFINA • Abril 2006 • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Abifina em Ação

Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

SIPID: VAGAS LIMITADAS.INSCREVA-SE JÁ!
Já estão abertas as inscrições para o SIPID – Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento. A programação completa e o formulário de inscrição on-line, encontram-se disponíveis no site www.cipi-qf.org.br.

SÃO PAULO
Dirigentes da ABIFINA estiveram em audiência com o Sr. João Carlos de Souza Meirelles, Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de São Paulo. A reunião, que teve por objetivo comentar a política de compras do governo estadual na área da saúde, resultou numa forma de entendimento bem mais amplo da ABIFINA, comprometendo a entidade a apresentar sugestões de políticas públicas relevantes para a química fina.

CIPI-qf
A convite da INPAL, o vice presidente Marcos Oliveira fez uma apresentação das atividades desenvolvidas pelo Comitê de Propriedade Intelectual da ABIFINA e pelo Centro de Informações para Inovação – Cipi-qf. Estiveram presentes  representantes de indústrias instaladas na região de Jacarepaguá e membros do corpo técnico da INPAL. O curso de informação em propriedade intelectual que o Cipi-qf estará realizando em junho, em convênio com a UFRJ, foi o item que maior interesse despertou entre os presentes visto que a maioria das empresas ali representadas não possui pessoal especializado nesta área.

CONGRESSO
A ABIFINA participou do XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, no dia 6 de março, em Teresina, Piauí, através de Nicolau Pires Lages, Ogari Pacheco e Lelio Augusto Maçaira, das empresas Nortec, Cristalia e Genvida, respectivamente. Os referidos representantes fizeram exposições no workshop que discutiu a capacidade brasileira para a produção de anti-retrovirais e debateu o modelo de propriedade intelectual para medicamentos destinados ao tratamento do HIV/Aids e Doenças Infecciosas Negligenciadas. Também participaram dos debates, representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), da Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e do Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento (IDCID), além dos Laboratórios Farmanguinhos e Lafepe, e ONGs interessadas no tema. Os representantes da Nortec, Cristália e Genvida não deixaram nenhuma dúvida sobre a competência tecnológica e a capacidade produtiva da indústria brasileira para atendimento do Programa Brasileiro de DST e AIDS, bem como das doenças negligenciadas.

LIBBS
Atendendo convite do Sr. Alcebiades de Mendonça Athayde, Diretor Presidente da LIBBS Farmacêutica Ltda., Nelson Brasil, vice-presidente da ABIFINA visitou o novo parque industrial verticalizado dessa empresa, localizado na cidade de Embu, São Paulo. O projeto, apoiado pelo BNDES, está sendo implantado obedecendo aos melhores padrões de qualidade internacional, como atestam a certificação obtida para exportar produtos ali fabricados para a França e que, bem proximamente, também terão validação da Alemanha, fato que abrirá as portas da comunidade européia para produtos que portam a marca LIBBS. A direção da LIBBS soube conduzir um investimento de conformidade com os melhores padrões de qualidade e aos dirigentes do BNDES, ao apoiar tal empreendimento, demonstraram uma real compreensão das necessidades do segmento farmoquímico e farmacêutico do País.

FÁRMACOS
A ABIFINA participou de evento promovido pelo Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro, FAPERJ/UFRJ, na Academia Brasileira de Ciências no dia 7 de março. Neste I Ciclo de Conferências IVFRJ, foi proferida a palestra “Perspectivas da Indústria Brasileira na Área de Fármacos”, pelo Dr. Roberto Debom Moreira, Gerente do Departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos do Laboratório Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos Ltda. Foi apresentado uma análise detalhada do mercado brasileiro de medicamentos, seguida de uma apresentação do modelo de estrutura empresarial necessária para lançar produtos inovadores nesse mercado. Tal apresentação está disponível no site www.ivfrj.ccsdecania.ufrj.br.

OPORTUNIDADE PARA FAZER NEGÓCIOS
A ABIFINA está apoiando o Eurocentro CIC Rio de Janeiro e o CITPAR – Eurocentro Paraná na organização do Encontro Empresarial – PHARMA TECH 2006, dentro do Programa AL-INVEST III da Comissão Européia que será desenvolvido por ocasião da FCE Pharma – a maior feira para o setor farmacêutico da América Latina. O PHARMA TECH será realizado em São Paulo, no período de 18 a 20 de abril, e reunirá empresários da América Latina e Europa dos setores de fármacos e medicamentos. O encontro terá por objetivo facilitar o relacionamento entre pequenas e médias empresas, apoiando o desenvolvimento de parcerias técnicas, tecnológicas e comerciais. A participação no encontro empresarial e no seminário é gratuita. Será uma ótima oportunidade de negócios para empresas dos setores farmoquímico e farmacêutico. www.pharmatech.com.br

FARMO
O vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, e o Diretor de Assuntos Regulatórios Farmoquímicos, Nicolau Lages, participaram de reunião do Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutica, no dia 14 de março. Foi analisado o andamento das atividades desenvolvidas pelos diferentes grupos de trabalho, em especial daqueles que tratam do uso do poder de compra do Estado, do comércio exterior e da situação regulamentar na área sanitária.

FINEP
Dirigentes da ABIFINA estão participando de reuniões com responsáveis pela Câmara Técnica Setorial de Fármacos e Química Fina da FINEP e Consultor contratado pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), com o objetivo debater com o setor produtivo critérios para a alocação de recursos visando a subvenção econômica destinada à inovação tecnológica focada na empresa, em cumprimento aos dispositivos legais.

GRUPO EMS SE ASSOCIA À ABIFINA
O Grupo EMS, empresa brasileira que investe no desenvolvimento de novas formas farmacêuticas, no licenciamento de produtos em parceria com empresas de pesquisa de ponta é a mais nova associada da ABIFINA. Em recente visita a sede da ABIFINA, Telma Sales, Diretora de Relações Externas, e Silvia Camargo, Coordenadora de Marcas e Patentes, firmaram entendimentos com o Vice-presidente Nelson Brasil e definiram ações de participação em projetos da entidade. Seja bem-vinda EMS!

FNI
O presidente da ABIFINA, Luiz Guedes, participou do Fórum Nacional da Indústria, que reúne as maiores entidades empresariais no país. Na ocasião, definiram as prioridades que o setor desenvolverá para apresentar aos candidatos ao próximo governo, tendo por base o Mapa Estratégico da Indústria. Ao final do encontro, comprometeram-se com a coerência proposta pelo Mapa em suas reivindicações, em contato com os futuros candidatos.

AGO ABIFINA
No dia 21 de março ocorreu a Assembléia Geral Ordinária da ABIFINA que aprovou o relatório de gestão, o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado referente ao ano de 2005, bem como elegeu os novos dirigentes da entidade para o biênio 2006-2008, agora sob o amparo de novos Estatutos Sociais. De acordo com as novas regras estatutárias, o antigo Conselho de Administração e a Diretoria Executiva foram fundidas num único Conselho Administrativo, o qual terá atribuições deliberativas e executivas. Em paralelo foi criado um Conselho Consultivo, formado por personalidades destacadas no setor, que serão consultados sempre que for requerido para orientar as atividades da ABIFINA. Os novos órgãos, eleitos nessa AGO, têm as seguintes composições:

Anterior

Os acordos para o comércio internacional

Próxima

A Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior