REVISTA FACTO
...
Informando ABIFINA • Março 2006 • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Abifina em Ação

Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

MAPA
O presidente da ABIFINA, Luiz Guedes, acompanhado pelo presidente da ANDEF, Cristiano Simon, estiverem em audiência com o Ministro Roberto Rodrigues da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para discutir e entregar documentos referentes a regulamentação e o comércio de produtos fitossanitários no âmbito do Mercosul e sobre a simplificação de registro de agroquímicos. O Ministro demonstrou forte preocupação com a questão do Mercosul, por entender que o novo recurso interposto pela Argentina no Conselho Arbitral poderá tornar obrigatório a internalização da Resolução 48 e subseqüentes, que implicariam na livre comercialização de 27 ativos. Em referência a questão da simplificação do registro o Ministro informou que iria examinar o documento apresentado e iria acompanhar as ações que se desenvolvem no legislativo. A ABIFINA, juntamente com ANDEF e SINDAG, estará subscrevendo os referidos documentos que serão enviados a todos associados do Comitê Agroquímico da ABIFINA e à entidades públicas.

CÂMARA AGRO
Na 9ª reunião extraordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, realizada no dia 20 de fevereiro, foi proposta e aprovada a admissão da ABIFINA na qualidade de membro efetivo da referida Câmara. A relevância dessa decisão se dá pelas matérias temáticas que ali são discutidas, pelo fato de que suas recomendações serem encaminhadas às diferentes esferas do MAPA e por sua participação em documentos e propostas que irão ser incluídas em planos setoriais. Sempre após a disponibilidade das referidas atas, ou de informações relevantes para o setor, a ABIFINA se encarregará de repassá-las a todos os associados membros do Comitê Agroquímico da ABIFINA, de modo a mantê-los informados sobre os assuntos que dizem respeito ao segmento de defensivos agrícolas.

PLANO SAFRA
A ABIFINA foi convidada a participar, juntamente com a ANDEF e SINDAG, da elaboração de uma proposta setorial para o próximo Plano Safra, a ser aprovado pelo governo. O documento a ser elaborado pelas referidas entidades deverá ser ratificado pelo seu corpo de associados de modo a refletir as principais questões que envolvem o setor e suas possíveis soluções.

PERNAMBUCO – NOVO CENÁRIO PARA NEGÓCIOS
Através de seu vice-presidente, Nelson Brasil, a ABIFINA participou de um seminário realizado nos dias 30 e 31 de janeiro, em Recife, destinado à apresentação de um novo programa do governo do Estado visando atrair investidores para áreas consideradas prioritárias, dentre elas o Pólo Químico e Farmoquímico de Goiana, localidade próxima de Recife. O seminário foi aberto pelo Exmo. Sr. Governador do Estado, Jarbas Vasconselos, tendo o representante da ABIFINA participado de workshop destinado a examinar oportunidades de investimentos na área da química fina, em conjunto com Luiz Alexandre Almeida, Presidente do Laboratório Oficial LAFEPE, com Aderson Araújo, Diretor da recém constituída HEMOBRAS, e com Avaniel Marinho, Diretor da empresa farmoquímica e farmacêutica pernambucana HEBRON S/A.

CEBRI
A ABIFINA participou dos debates envolvendo a exposição do Embaixador do Brasil na China, Luiz Augusto Castro Neves, o qual analisou a situação atual da China e as perspectivas para ampliar seu relacionamento com o Brasil. O evento ocorreu na sede do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, no Rio, estando presente numerosa e seleta platéia.

CIPI-qf
A ABIFINA vem se engajando ativamente na luta pelo estabelecimento de uma política nacional de apoio à inovação, dentro do quadro da política industrial, tecnológica e de comércio exterior lançada pelo atual governo. O sistema de patentes é fonte valiosa e extensa de informações tecnológicas e, assim, a ABIFINA em parceria com a PROTEC criou um Centro de Informações para a Inovação (CIPI-qf), destinado a apoiar as empresas da área da química fina no conhecimento e uso do sistema de patentes. O CIPI-qf é um centro virtual que opera no âmbito do IPD-Farma/PROTEC, contando com infra-estrutura fornecida pelas entidades e com pessoal próprio, especializado, contratado com o apoio do CNPq, além do suporte técnico da ABIFINA, que acumula boa experiência no trato das informações contidas em documentos de patentes. O CIPI-qf analisa e trata informações contidas em documentos de patentes, emitindo relatórios periódicos aos associados. Possui um banco de dados com tais informações, analisa e difunde ementas de monografias envolvendo o sistema de patentes na área da química fina, realiza buscas de documentos de patentes, faz prospecção tecnológica em bancos de dados nacionais ou internacionais e assessora a montagem de pedidos de patentes ou em questionamento a tais pedidos. Além disso coordena cursos de treinamento de pessoal nessa matéria. Visite o site do CIPI-qf no endereço http://www.cipi-qf.org.br, ou telefone para (21) 3077-0800.

ANVISA
O vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, e o conselheiro da entidade, Alberto Mansur, acompanhados pelo empresário Lélio Maçaira (GENVIDA) e pelo consultor de empresas, Bandeira de Mello, participaram de uma audiência com o Diretor-Presidente Adjunto da Anvisa, Norberto Rech. O encontro, ocorrido no dia 16 de fevereiro, teve por objetivo examinar aspectos da regulamentação para registro sanitário de fármacos, uso do poder de compra do Estado, incentivos fiscais e contratação de projetos de desenvolvimento tecnológico.

REDE DE MEDICAMENTOS
Os dirigentes empresariais Nicolau Lages (NORTEC) e Lelio Maiçara (GENVIDA) representaram a ABIFINA na 3ª oficina de planejamento das atividades da Rede Brasileira de Produção Pública de Medicamentos. Nessa ocasião foram debatidos problemas relacionados ao suprimento de insumos para os Laboratórios Oficiais, o fomento à produção – definição de prioridades e orientação para apresentação de projetos, e a regulação sanitária como busca de desenvolvimento tecnológico – Boas Práticas de Fabricação, registro de produtos, biodisponibilidade e bioequivalência.

CÂMARA SETORIAL DE MEDICAMENTOS
Foi realizada no dia 8 de fevereiro, em Brasília, a 2ª reunião da Câmara Setorial de Medicamentos, tendo a ABIFINA sido representada pelo diretor da NORTEC Química S/A, Nicolau Lages. À ocasião foi apresentado e debatido o Estudo sobre Acesso a Medicamentos, realização em parceria do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde e o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz). Também foram feitos comentários sobre o impacto da política industrial e tecnológica no acesso a medicamentos, as necessidades do SUS e sua relação com a PITCE, a realidade do setor farmacêutico e os impactos de patentes no acesso a medicamentos.

MDIC
Os mesmos dirigentes empresariais também participaram de uma audiência concedida pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, para a ABIFINA, ocasião em que o Ministro esteve acompanhado pelo Secretário do Desenvolvimento da Produção, Antônio Sergio Martins Mello e assessores, Diretor da ABDI, Mario Salerno e assessores. O encontro teve por objetivo comentar e debater tópicos de política industrial, em especial benefícios fiscais e uso do poder de compra do Estado.

CONSELHO ADMINISTRATIVO
No dia 7 de fevereiro ocorreu mais uma reunião ordinária do Conselho Administrativo da ABIFINA. A reunião destinou-se a examinar a seguinte pauta: (a) Apresentação das linhas de financiamento vigentes e perspectivas de novas linhas para a química fina, por Pedro Palmeira, Chefe do Departamento Farmacêutico da Área Industrial do BNDES; (b) Avaliação do CIPI-qf – Centro de Informação para Inovação/ Divisão Química e Farmacêutica: por Marcos Oliveira, vice-presidente da ABIFINA e Coordenador do Comitê de Propriedade Intelectual da entidade; (c) Assuntos administrativos: programação de atividades e agenda de reuniões para 2006.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Por muito tempo, pelo menos no Brasil, a discussão sobre o sistema de patentes industriais ficou confinada a um seleto grupo de profissionais, especialmente advogados e pessoal diretamente ligado à administração do sistema. São escassas as contribuições ao estudo da propriedade industrial vindas de economistas, químicos, engenheiros, cientistas políticos e sociais etc. No entanto, é cada vez mais visível a importância social do sistema, seja pelo incentivo que proporciona ao inventor, seja por eventuais dificuldades que a reserva de mercado inerente a patente possa interpor à disseminação das inovações e ao desenvolvimento em geral.

Para discutir a evolução do sistema de patentes desde a Convenção de Paris até os acordos de Marrakesh, o que levou a Declaração de Doha e o que ainda está por vir nos acordos internacionais relacionados ao sistema de patentes, a ABIFINA e a PROTEC promovem seminário internacional sobre o tema a ser realizado em 8 de maio, no Rio de Janeiro. Longe de ser um evento voltado exclusivamente ao exame das questões do direito patentário, o seminário incentiva a participação de profissionais de todas as áreas que se preocupem com as determinantes do processo de desenvolvimento tecnológico e social do Brasil. Mais informações  pelo e-mail: [email protected]

Anterior

Uma Nação por Construir

Próxima

A capacitação produtiva brasileira para anti-retrovirais