A Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A.) completou em março 36 anos levando catalisadores de alta performance para o Brasil e toda a América do Sul. Uma jornada que atravessou várias fases: desde o entusiasmo da criação da fábrica até o amadurecimento da capacidade de produção e a ampliação do negócio.
“Chegamos até aqui com a certeza de que consolidamos a capacidade de produzir catalisadores de ponta, tendo como base inovação, agilidade e competência, evoluindo exponencialmente, gerando um enorme valor para o mercado”, declara Arlindo Moreira Filho, diretor superintendente da FCC S.A.
A empresa foi criada para produzir catalisadores para as unidades de craqueamento catalítico da Petrobras e deter a tecnologia para facilitar o refino de petróleo pesado da Bacia de Campos. Em 2020, apesar da crise mundial com a pandemia de Covid-19, a FCC S.A. conseguiu fechar o ano com resultados satisfatórios.
Hoje a FCC S.A. pauta seu diferencial no conhecimento avançado sobre as estruturas químicas processadas, em testes em plantas-piloto e no intensivo trabalho de serviços técnicos junto ao cliente. “Ao adotar novas tecnologias, desenvolvemos catalisadores que proporcionam perdas mínimas nos processos produtivos, melhor processamento de cargas e maior produtividade”, informa Cid Carvalho, diretor da empresa.
O reconhecimento da capacidade e do perfil inovador da empresa pode ser visto na parceria recém firmada com a Braskem. O objetivo é auxiliá-la em testes para o desenvolvimento de novos catalisadores que possam aumentar o rendimento de um processo de reciclagem química de plásticos. Com esse projeto, que tem ainda a cooperação do Senai Cetiqt e da Coppe/UFRJ, a Braskem busca novas alternativas de matérias-primas sustentáveis.
Segundo Arlindo Moreira, “o diferencial da FCC S.A. para atingir seus resultados é o forte investimento nas pessoas. Aliando a gestão de colaboradores e de projetos, garantimos a valorização do capital humano e a realização de um trabalho de qualidade”.
Cid Carvalho acrescenta: “exercitamos o engajamento das equipes e fortalecemos a integração entre as áreas, além, é claro, de termos um sólido programa de cargos e remuneração, e políticas de participação nos resultados, treinamento e educação”.
Em 2021, a FCC S.A. foca nos pilares de gestão, governança corporativa, cultura, fusão e aquisição para manter a liderança no mercado e ser reconhecida por fornecer soluções inovadoras.