O VI SIPID – Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento, realizado em novembro de 2015 na Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), debateu o tema “A inova ção tecnológica e o desenvolvimento industrial brasileiro”. Foram levantadas questões como a necessidade de políticas públicas contínuas com foco na inovação industrial; os avanços na produção dos biossimilares; os desafios referentes à propriedade intelectual (PI), entre outros.
Saindo na frente, o evento alertou para aspectos ainda não problematizados na agenda pública sobre o Trans-Pacific Partnership (TPP). Segundo alertou o professor da Rede de Instituições Regulatórias da Universidade Nacional Australiana, Peter Drahos, o acordo de livre comércio entre os países do Pacífico pode impor riscos na área da PI para os países do BRICS.
Outro palestrante internacional foi o professor Kenneth Shadlen, do Departamento de Desenvolvimento Internacional da London School of Economics, que mostrou dados de sua pesquisa sobre como os escritórios nacionais de PI, incluindo o INPI brasileiro, tratam as patentes secundárias.