DIAGNÓSTICO DA DENGUE II
Bio-Manguinhos também reforça a batalha contra a dengue. O Instituto firmou parceria com a Globavir Biosciences, especializada em tecnologias contra doenças infecciosas, para uma avaliação conjunta do teste PanGlob, desenvolvido pela empresa americana para o diagnóstico da dengue. Pelo acordo, será estudada a possibilidade de lançar o produto no Brasil.
Além disso, Bio-Manguinhos vem desenvolvendo uma nova vacina contra os quatro sorotipos da dengue, em parceria com a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK). A previsão é que a vacina esteja pronta até 2020.
PLATAFORMAS VEGETAIS
Parlamentares federais e estaduais, além de autoridades da área de saúde, visitaram em maio as obras para construção do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, em Eusébio (CE). O objetivo do Polo é desenvolver o segmento farmoquímico do estado do Ceará.
O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais, nova unidade de Bio-Manguinhos, estará sediado no local, visando à fabricação de produtos biofarmacêuticos para uso humano. A estrutura terá plantas industriais multipropósito, além de prédios de desenvolvimento tecnológico e garantia da qualidade. Contará ainda com prédio administrativo, auditório, centro médico, restaurante e áreas de convivência.
A Fiocruz, instituição da qual Bio-Manguinhos faz parte, também está construindo no local um centro de formação, pesquisa e desenvolvimento.