O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Otávio Brandelli, recebeu no dia 17 de janeiro uma delegação de dirigentes da ABIFINA, liderada pelo presidente Ogari Pacheco, juntamente com o vice-presidente Marcos Oliveira e os diretores Reinaldo Guimarães e Odilon Costa. Pacheco ressaltou a estreita colaboração entre o INPI e a ABIFINA ao longo dos anos, especialmente no período de 2004 a 2006, em que o Instituto foi também dirigido por um diplomata como Brandelli, com larga vivência nas questões relativas à propriedade industrial (PI).
Durante a reunião, o grupo trocou pontos de vista sobre questões relativas à PI discutidas em instâncias administrativas, legislativas ou judiciais. A atuação da ABIFINA na esfera judicial foi bem recebida pelo presidente Brandelli, que se interessou em tomar conhecimento das posições da entidade em relação a pontos específicos da legislação patentária brasileira.
Brandelli enfatizou que as carências estruturais do INPI se refletem no seu desempenho e que sua principal missão será dotar o Instituto dos meios necessários para reduzir as pendências existentes, que atingiram nível inaceitável.