REVISTA FACTO
...
Jan-Fev 2010 • ANO IV • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Abifina em Ação

Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

Conselho Faperj
O 1º vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, participou no dia 11 de fevereiro de reunião do Conselho da Faperj, ocasião em que foram examinados e aprovados nove editais para financiamento à inovação tecnológica e social. Antecipando as datas previstas em seu cronograma, a Faperj lançou nesse mesmo dia dois Editais, são eles: Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica Social – 2010 e Apoio ao Desenvolvimento da Tecnologia da Informação no Estado do Rio de Janeiro – 2010. O prazo para submissão de propostas se encerra em 15 de abril. O diretor de tecnologia da Fundação, Prof. Rex Nazaré, espera que haja uma grande quantidade de bons projetos de micro e pequenas empresas concorrendo a esses editais e ressaltou ainda a importância da já reconhecida inovação social, como instrumento de redução de desigualdades regionais, bem como a relevância do setor de tecnologia da informação para a modernização e desenvolvimento do estado.

Comitês ABIFINA discutem planejamento estratégico para 2010
COMITÊ PI- Em reunião ocorrida em 8 de fevereiro, o Comitê de Propriedade Industrial da ABIFINA debateu e aprovou o plano de ações desse Comitê para 2010.
COMITÊ FARMOQUÍMICO- 9 de fevereiro, o comitê reuniu-se como objetivo de cobrir uma extensa pauta, com destaque para a apresentação do planejamento para 2010, apresentado pelo diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe.
COMITÊ AGROQUÍMICO- Em 10 de fevereiro, esse comitê reuniu-se com a participação da maioria de suas associadas nessa área. Foi definido, nessa oportunidade, o planejamento estratégico para o ano de 2010.
Todas as reuniões ocorreram na sede da entidade.

ABIFINA na 45ª CTIA
Foi realizado no dia 8 de fevereiro a 45ª. Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Insumos Agropecuários (CTIA) que tem como objetivo discutir as tendências do mercado de insumos e a conjuntura do mercado. No encontro a ABIFINA foi representada pelo seu diretor de Assuntos Regulatórios de Agroquímicos, Arnaldo Massariol, que destacou os seguintes pontos: A criação de um GT específico, com envolvimento das Câmaras Temáticas pertinentes, para tratar de minor cropos após aprovação de Instrução Normativa sobre o tema, as alterações no receituário agronômico, a manifestação do diretor da Divisão de Fiscalização do Mapa, Girabis Ramos, para uma desburocratização do Decreto 4.074 (dos agrotóxicos), o relato sobre a situação de fiscalização de agrotóxicos, por Luis Rangel (coordenador da Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa) e a apresentação preliminar do mercado agrícola de defensivos no ano de 2009, feita pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícolas (Sindag).

Comitê Gestor do Fundo de Biotecnologia
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicou o vice-presidente de Planejamento da ABIFINA, Marcos Oliveira, para ser representante da Confederação no Comitê Gestor do Fundo Setorial de Biotecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Abifina em reunião do Mapa
A ABIFINA esteve presente, através de sua gerente técnica, Diva Arrepia, ao seminário promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para discutir o tema “Componente na Fabricação Industrial”, no dia 28 de janeiro, em Brasília. O evento foi conduzido pelo coordenador-geral da Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins (CGAA) do Mapa, Luis Rangel, que iniciou a programação fazendo uma apresentação do histórico da regulamentação brasileira de componentes no contexto da indústria de defensivos agrícolas. Em seguida, Marcella Teixeira, também da CGAA, complementou a apresentação do órgão apresentando as regulamentações sobre componentes adotadas pelos principais mercados mundiais (EUA, UE, Canadá). Fechando a etapa de palestras, Guilherme Guimarães, gerente técnico e de regulamentação federal da Andef, representando o setor regulado (ABIFINA, Aenda, Andef e Sindag), fez uma apresentação sobre a importância dos componentes (materiais inertes) para a produção de agroquímicos, bem como as implicações que a exigência legal para o registro de componentes no Brasil, situação sem similar em outras matrizes internacionais, representam para a indústria.

Visita à ABIFINA
A ABIFINA recebeu, no dia 29 de janeiro, em sua sede, a ex-diretora do Deint (Departamento de Negociações Internacionais) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e também ex-diretora adjunta da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Rosária Costa Baptista, acompanhada pelo embaixador Renato Marques, ex-secretário de Comércio Exterior. Eles foram recepcionados pelo vice-presidente da entidade, Nelson Brasil, e pela gerente de Comércio Exterior, Noemy Padilha, que tiveram, através desse encontro, a oportunidade de conhecer a opinião de ambos sobre os atuais rumos das negociações internacionais envolvendo o Brasil.

ABIFINA em audiência na Anvisa
No encontro ocorrido no dia 2 de fevereiro, dirigentes da ABIFINA, coordenados pelo 1º vice-presidente da entidade Nelson Brasil de Oliveira, foram recebidos em audiência pelo presidente da Anvisa, Dirceu Raposo. Fizeram parte dessa missão empresarial  Nicolau Lages, Ogari Pacheco, Lélio Maçaira e Márcia Bueno, tendo por pauta debater problemas relacionados aos atrasos no julgamento de processos naquela agência, em especial LI e desembaraço em portos e aeroportos.

Missões empresariais ao Panamá e a Israel
A ABIFINA foi convidada pela assessoria internacional do Ministério da Saúde e pela Federação e  Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp/Ciesp, a participar das missões empresariais que acontecerão nos meses de março e maio, respectivamente ao Panamá e a Israel. A missão ao Panamá é destinada a empresas interessadas em participar da feira Expocomer 2010 como visitantes e em prospectar o mercado do Panamá e da América Central.
A missão a Israel tem o objetivo de desenvolver a cooperação bilateral, trocar experiências acerca dos sistemas de saúde, discutir formas de ampliação do acesso a medicamentos das populações, divulgar o Complexo Industrial da Saúde brasileiro (CIS) e estabelecer parcerias estratégicas entre os setores empresariais que atuam na área de saúde de Israel.

AGE
A ABIFINA realizou no dia 1° de fevereiro, em sua sede social, uma Assembléia Geral Extraordinária que teve por objetivo examinar e aprovar uma reforma dos Estatutos Sociais da entidade, visando melhor atender aos objetivos sociais, face ao planejamento estratégico que foi proposto pelo vice-presidente Marcos Oliveira.

Lista de exceções à TEC
Dentre as principais decisões da reunião de cúpula do Mercosul que se realizou em Montevidéu, nos dias 7 e 8 de dezembro último, foi prorrogado para dezembro de 2011, a pedido da Argentina, o prazo para a suspensão das exceções à Tarifa Externa Comum (TEC). Até lá, Argentina e Brasil voltam a contar com cem produtos nessas listas, Uruguai com 225 produtos e Paraguai com 250 produtos, além da lista especial do Paraguai com 399 produtos. Assim é que a ABIFINA estabeleceu contatos com o Departamento de Negociações Internacionais (Deint/Secex/MDIC), no sentido de: (I) manter na lista brasileira de exceções à TEC, que está em processo de revisão, os produtos de interesse de seus associados, bem como (II) afirmar sua posição contrária às reduções de alíquotas de importação de medicamentos produzidos por seus associados, pleiteadas por terceiras empresas.

ABIFINA presente na inauguração da nova unidade farmacêutica da Cristália
Com investimentos de R$ 160 milhões, o Laboratório Cristália – referência  nacional em inovação no setor farmoquímico – inaugurou, em 22 de janeiro, sua nova unidade farmacêutica em Itapira, cidade a 160 quilômetros de São Paulo. A nova fábrica foi projetada para quadruplicar a produção do laboratório, conforme a demanda do mercado. A unidade, com 35 mil metros quadrados de área construída, contém o que existe de mais avançado no segmento de produção farmacêutica, com equipamentos inéditos no Brasil, alguns essenciais para credenciar o Cristália como uma empresa capacitada a exportar medicamentos para a Europa e Estados Unidos.
Na solenidade de inauguração da nova planta, a ABIFINA esteve presente, representada pelo seu 1º vice-presidente, Nelson Brasil. Estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Saúde José Gomes Temporão, o ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende e o governador José Serra. Para o diretor do Cristália, Ogari Pacheco, este é um passo em direção à independência do laboratório, considerado a empresa mais inovadora do País. “Vamos crescer para gerar mais empregos, contratar mais cientistas e aumentar a parceria com empresas públicas e privadas. Isso permitirá ao Cristália a continuidade da produção de medicamentos com qualidade e preço justo”, disse Pacheco.
A fábrica possui produção automatizada, sem contato manual, o que garante total segurança aos medicamentos fabricados e aos colaboradores da empresa. Nessa nova planta, a quarta farmacêutica do Laboratório Cristália, a produção será dividida em quatro áreas específicas: sólidos (comprimidos simples e revestidos, drágeas e cápsulas), semi-sólidos (pomadas, cremes e geléias), líquidos (suspensões, emulsões, elixires e gotas) e colírios. Todos esses produtos terão sua produção bastante ampliada.
Segundo o ministro da Saúde, José Temporão, investimentos como este são importantes para que o Brasil seja cada vez mais independente da indústria farmoquímica internacional e desenvolva uma política social, unida à saúde e ciência e tecnologia. Já o presidente Lula destacou o empreendedorismo do Cristália em investir na inovação científica. “O Cristália é privilegiado. Sabemos que a inovação pode gerar a cura para as doenças. Se a gente não acreditar, se não investirmos mais em inovação o país ficará para trás na disputa de mercado por qualquer coisa. Não há outra maneira de dar um salto na qualidade”, disse Lula.
A nova unidade farmacêutica permitirá ao Laboratório Cristália quadruplicar sua produção de comprimidos, liofilizados, bem como ampliar a fabricação de semi-sólidos e colírios, quando estiver operando na capacidade máxima.

Mercado regulamentado e com regras respeitadas
Anterior

Mercado regulamentado e com regras respeitadas

Próxima

ABIFINA comenta a notícia