REVISTA FACTO
...
Mar-Abr 2009 • ANO III • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Painel do Associado

Bio-Manguinhos participa do Medtrop 2009

Bio-Manguinhos participa do Medtrop 2009

Bio-Manguinhos participou, entre 8 e 12 de março, do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – Medtrop 2009. O evento, que aconteceu em Recife, reuniu cerca de três mil participantes sob o tema “Perspectivas de controle das grandes endemias no centenário de descoberta da Doença de Chagas”.

Ensaios clínicos e avanços no diagnóstico, tratamento e controle de doenças infecciosas e parasitárias que constituem grandes endemias, doenças negligenciadas, Aids, hepatites, enteroparasitoses, urbanização de endemias, avaliação de programas e ações, entre outros assuntos, constituíram a programação científica.

Bio-Manguinhos participa de pesquisa de leishmaniose

Três técnicos da Bio-Manguinhos Fiocruz estão em Campo Grande dando continuidade aos estudos que vão revolucionar os testes de leishmaniose no Brasil. Campo Grande foi escolhida em setembro passado para sediar os primeiros estudos de testes rápidos para detectar a doença. O grupo está atuando no município com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Quando estiver sendo usado na prática, o kit vai determinar na hora se o animal está ou não com a doença e, em caso afirmativo, uma coleta de sangue será feita na hora e levada ao laboratório para a contra-prova. Esta também será muito mais rápida que a habitual, cinco minutos, contra quatro dias do teste atual.

Cheminova lança novos produtos

A Cheminova reuniu na noite de terça-feira, dia 24 de março de 2009, sua rede de distribuidores para lançar dois novos produtos para o mercado de Hortaliças e Frutas, o fungicida acaricida Zignal e o inseticida Fentrol. O Fungicida acaricida Zignal (fluazinam 500 SC) é direcionado para controle de requeima em batata e tomate e controle de mofo branco em feijão, além de ser o único fungicida com efeito acaricida comprovado.

Cristália apóia programação do MAM em 2009

Visando o apoio à cultura em suas mais diversas expressões, o laboratório farmacêutico Cristália acaba de confirmar seu apoio à programação de 2009 do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Uma das vantagens da parceria alcança especialmente os colaboradores da empresa e seus familiares, que terão direito a entrada gratuita no museu, em todas as mostras.

EMS Genéricos lança portal exclusivo para profissionais de Farmácia

A Divisão EMS Genéricos lançou no dia 20 de fevereiro, o portal www.nafarmacia. com.br, voltado especialmente a profissionais de farmácia. O site será um importante e diferenciado canal de relacionamento da EMS com esse público estratégico e irá oferecer acesso a tendências da área farmacêutica e notícias do segmento, além de cursos da Fundação Getúlio Vargas sobre Gestão, Atendimento ao Cliente e Negociação com certificado de participação emitido pela própria FGV. A nova ferramenta possibilitará, portanto, aprendizado e desenvolvimento profissional ao internauta.

EMS adota solução de BI para MicroStrategy

A EMS acaba de substituir a sua antiga ferramenta de BI por uma solução da MicroStrategy. O processo de escolha teve origem na área de Inteligência de Mercado.

Farmanguinhos retoma projeto da Ucrânia

O laboratório oficial Farmanguinhos, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está retomando em março o projeto de transferência de tecnologia com o laboratório Indar, da Ucrânia, para a produção local de insulina no país. “Já estamos retomando o projeto e devemos acelerá-lo”, disse o diretor-geral de Farmanguinhos, Eduardo Costa.

Milenia tem projeto aprovado pela Finep

A empresa associada Milenia Agrociências encontra-se entre um dos cinco projetos que foram aprovados pela Linha Três do programa, criada para fortalecer a competitividade, que prevê juros de 5,25% ao ano. A Diretoria da Finep aprovou seis projetos no âmbito do programa Inova Brasil, que entrou em operação no início deste ano. Com orçamento de R$ 1 bilhão para operações de crédito este ano, O Finep Inova Brasil opera com taxas fixas e subsidiadas entre 4,25% e 5,25%, nos  contratos  de financiamento. O programa é aberto a empresas de todos os portes.

Patente é concedida à Quiral Química do Brasil

Foi concedida à indústria químico- farmacêutica Quiral Química do Brasil, voltada à produção de medicamentos para o tratamento do câncer, patente referente a um produto farmacêutico à base de docetaxel, indicado para diferentes tipos de câncer, no dia 8 de abril, por parte do Escritório Europeu de Patentes (EPO). Além do Brasil, a patente encontra-se em fase de análise nos Estados Unidos.

Desde 1996, a Quiral faz estudos sobre a síntese química do princípio ativo docetaxel e outras composições mais estáveis quanto à sua validade. De acordo com o diretor-presidente da Quiral, Dr. Salustiano Machado, a composição conhecida e comercializada no mundo apresenta instabilidade, uma vez que o docetaxel se decompõe. “A decomposição leva à formação de contaminantes que a literatura científica internacional suspeita de promoverem resistência ao tumor atacado pelo próprio docetaxel”, explicou.

Vital Brazil planeja a construção de um museu científico

No último dia 28, foi realizado um café da manhã no Instituto Vital Brazil (IVB) para estreitar laços e discutir os caminhos da ciência fluminense. A pauta mais debatida foi o projeto de revitalização do prédio do IVB, com a criação do primeiro museu científico do estado.

A ideia da construção do museu, apresentada pelo presidente do IVB, passa pela instituição de um ambiente dentro do instituto para uma exposição permanente com animais peçonhentos vivos e empalhados, além das formas de combater e prevenir a intoxicação pelo veneno.

Oxiteno implanta projeto Mata Ciliar

O projeto Mata Ciliar surgiu diante da necessidade da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – de construir uma estação elevatória de água e instalar tubulações em uma área pertencente à unidade de Tremembé. Após negociações, foi decidido que a Oxiteno cederia o terreno à Sabesp e, em contrapartida, esta ficaria responsável pela implantação da mata ciliar e manutenção, por um ano, da área plantada.

Além da pareceria com a Sabesp, a Oxiteno convidou estudantes de escolas públicas de Tremembé para participar do plantio. Foram cultivadas mais de 5.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em terreno da Oxiteno que faz fronteira com Rio Paraíba do Sul e Ribeirão do Moinho, abrangendo uma área de 31.500 metros quadrados.

União Química e Biomm vão produzir cristais de insulina

A Biomm, empresa brasileira detentora de patentes para a produção do princípio ativo e sucessora da Biobrás, vai transferir à brasileira União Química a tecnologia de produção dos cristais de insulina.

A intenção da União Química é investir cerca de R$ 150 milhões em uma nova unidade, que será erguida aproveitando a infraestrutura da recém-inaugurada fábrica do laboratório, no distrito industrial JK, em Brasília (DF).

A expectativa é que a produção, não só dos cristais, mas também da insulina formulada comece em até três anos, segundo Fernando de Castro Marques, presidente e dono da União Química.

Farmanguinhos e Cristália firmam parceria na produção de fármacos e medicamentos

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório Cristália Produtos Farmacêuticos firmaram parceria público-privada nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição de quatro medicamentos.

Desses produtos farmacêuticos, dois são protegidos por patentes: Helleva (Carbonato de Lodenafila), indicado para disfunção erétil, e Revia (Cloridrato de Naltrexona), para tratamento de alcoolismo. Os outros dois são o antiretroviral Ritonavir e o antiparasitário Mebendazol.

O acordo vem ao encontro de programas de saúde propostos pelo ministro Gomes Temporão, como o Programa de Saúde do Homem.

Anterior

Artigo Resposta: Registro de Agroquímicos - o direito de resposta

Próxima

ABIFINA comenta a notícia