Já está no calendário da indústria brasileira: todo fim de ano, o Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (SIPID), organizado pela ABIFINA, congrega profissionais e acadêmicos em torno de questões relevantes para o segmento de química fina e áreas afins. A 12ª edição do evento – segunda consecutiva 100% on-line – acontece no dia 7 de dezembro, das 10h às 17h, com o tema “Instrumentos para extensão da exclusividade”. As inscrições já estão abertas – garanta a sua vaga! O seminário é gratuito e conta com emissão de certificado aos participantes.

As principais discussões do XII SIPID acontecerão em dois momentos. A sessão magna, na parte da manhã, será reservada aos impactos da proteção de dados (data protection) para a indústria farmacêutica, no Brasil e na América Latina. Julia Paranhos, coordenadora do Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), e Mariano Genovesi, secretário-geral da Universidade de Buenos Aires e professor de Direito Comercial, falarão sobre o assunto.

À tarde, um painel trará diferentes visões sobre os litígios após a votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5529, em maio, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que resultou no fim da prorrogação do prazo de patentes de medicamentos para além dos 20 anos fixados em lei. Após uma palestra de Pedro Marcos Barbosa, sócio do escritório Denis Borges Barbosa Advogados, haverá um debate com as participações de Marcia Maria Nunes de Barros, juíza da 13ª Vara Federal do Rio de Janeiro; Karin Grau-Kuntz, coordenadora acadêmica do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI); e Gustavo Svensson, diretor jurídico contencioso do Grupo NC.

O XII SIPID também terá as presenças de Reginaldo Arcuri e Telma Salles, presidentes executivos, respectivamente, do Grupo FarmaBrasil (GFB) e da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), instituições que apoiam o evento. A programação inclui, ainda, a entrega da sexta edição do Prêmio Denis Barbosa de Propriedade Intelectual a uma personalidade de destaque em 2021, cujo nome será conhecido no seminário.