Fonte: Pelo Mundo DF
18/01/23

Seagri quer ampliar fiscalização com apoio da Delegacia de Crimes Rurais Ação é fundamental para a garantia da qualidade dos alimentos consumidos pela população sergipana

17/01/2023 às 10h45Por: Ueliton MelloFonte: Secom Sergipe

A continuidade e a ampliação da parceria entre as secretarias de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Segurança Pública (SSP) para apoio policial nas ações de defesa animal e vegetal em Sergipe foram debatidas entre os gestores das pastas. A ação, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, é fundamental para a garantia da qualidade dos alimentos consumidos pela população sergipana.

O secretário da Agricultura, Zeca da Silva, informa que a reunião objetivou ampliar a ação de fiscalização nas divisas. “Fizemos questão de realizar essa reunião com a participação do presidente da Emdagro [Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe], Gilson dos Anjos, da diretora de Defesa Animal e Vegetal, Maria Aparecida Andrade, e do delegado Fernando Melo, para ampliar nossa ação de fiscalização desde as divisas, até a comercialização dos produtos, sempre visando garantir a qualidade dos alimentos que são consumidos pela população”, destaca.

O delegado Fernando Melo observa o empenho da delegacia no combate aos crimes relacionados à área rural, com ênfase para o abate clandestino de gado bovino e na fiscalização do comércio de agrotóxicos, entre outras ações. “Atuando no enfrentamento ao abate clandestino evitamos o aumento na incidência do furto de gado, visto que normalmente é nesses abatedouros não certificados que o gado roubado é abatido. Também vamos continuar intensificando a fiscalização na distribuição e falsificação de agrotóxicos”, diz o delegado, ao destacar que o termo de cooperação com a Emdagro estará ainda mais forte, graças ao apoio do secretário Zeca da Silva.

De acordo com a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Maria Aparecida Andrade Nascimento, a empresa mantém um termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Delegacia de Crimes Rurais. “Desde 2020 a gente tem essa parceria com o delegado Fernando Melo e já fizemos inúmeras ações de combate ao abate clandestino, inclusive toda a questão do transporte animal indevido. Essa reunião foi para dar força a esse trabalho, a essa parceria, e traçar novas ações para o ano de 2023”, enfatizou.

Matéria no site original

Anterior

Delegação de Cuba visita Turquia

Próxima

Novos guias na Turquia