Fonte: Diário dos Campos
10/01/24

por Enaira Schoemberger

04/01/2024, 10:45

O delegado Derick Moura Jorge, do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, informou ao Diário dos Campos e portal DCmais que o proprietário de um barracão no Distrito Industrial será ouvido nos próximos dias pela investigação. A propriedade foi alvo de uma operação que desarticulou uma quadrilha especializada em roubos e furtos de caminhões e cargas nos Campos Gerais.

Segundo informações da Polícia Civil, nessa terça-feira (2) foi localizado na propriedade um caminhão com um semi-reboque adulterado, contendo 36.280 quilos de milho, 55 embalagens (tipo bag) de farelo de soja e 27 de fertilizantes, aparentemente furtadas nos Campos Gerais nos últimos dias.
Dois homens, de 27 e 31 anos, responsáveis pela guarda do barracão e dos produtos, que estavam presentes no local na hora da operação, foram encaminhados à 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa.

Quadrilha
Não é de hoje que a Polícia Civil trabalha para desestruturar quadrilha de furto e roubo de cargas na região, que tem como um dos pontos fortes a produção e transporte de produtos agrícolas. Relembre alguns dos casos registrados nos últimos anos:

Dezembro de 2017 – A PM recuperou uma carga de agrotóxicos avaliados em mais de R$ 1 milhão no dia 27. Denúncia anônima levou até carreta sem placas no terreno de uma antiga madeireira na região do Cinto Verde. O veículo e a carga haviam sido tomados em assalto durante a madrugada do mesmo dia (12). A carga já havia sido transportada para outro caminhão, localizado em seguida. Dois homens foram presos no local. O crime se assemelhou a outros ocorridos na região.

Maio de 2021 – Uma carreta roubada em Tibagi foi recuperada no dia 7, no Bairro Boa Vista, em Ponta Grossa. A ação policial permitiu localizar a carreta e cerca de 53 bags de soja de outra carga roubada recentemente em Ponta Grossa. Ninguém foi preso na ocasião, mas a ação se somou a outras para identificar envolvidos em esquema de furtos e roubos de carga nos municípios dos Campos Gerais.

Agosto de 2021 – Policiais da Rone e suspeitos de roubo de cargas na BR-277 entraram em confronto, na região de São José dos Pinhais, durante a madrugada do dia 10. Quatro suspeitos foram mortos, supostamente integrante de quadrilha de roubo de cargas, com atuação na região dos Campos Gerais.

Abril de 2023 – A Delegacia de Polícia Federal em Ponta Grossa deflagrou a Operação Bucaneiro, para desarticular organização criminosa voltada ao roubo de cargas. A investigação apontou que o grupo tinha ramificações no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Cerca de 50 policiais federais, com apoio do Grupo Tigre e do Grupo de Operações Aéreas da Polícia Civil cumpriram mandados de prisão, bloqueio de valores, busca e apreensão e suspensão de atividade comercial.

Matéria no site original

Anterior

Cinco pessoas são presas após roubarem uma fazenda na zona rural de prata

Próxima

Fazenda em Nova Nazaré é alvo de furto de equipamentos agrícolas