Fonte: G1
Por Vitor Santana, g1 Goiás

01/12/2022 08h13 Atualizado 01/12/2022

A Policia Federal fez uma operação nesta quinta-feira (1º) contra o tráfico internacional de drogas e apreendeu dinheiro e carros de luxo em Goiás e Mato Grosso do Sul. As investigações mostraram que pessoas que faziam o contrabando de cigarro e agrotóxicos começaram a transportar produtos químicos que são misturados à cocaína. As contas bancárias dos investigados também foram bloqueadas.

Os nomes dos alvos dos mandados de busca e apreensão não foram divulgados e, com isso, o g1 não conseguiu identificar as defesas deles até a última atualização dessa reportagem.

Apontado como ‘Barão do tráfico’ pela polícia, homem é preso em casa de luxoAção combate grupo suspeito de movimentar R$ 1 bilhão com tráfico de drogas e cometer 40% dos homicídios em GOInvestigado por tráfico de drogas é preso por falsificar atestado de óbito para não ser detido

Segundo a polícia, os criminosos colocavam produtos como lidocaína e cafeína em embalagens de agrotóxico para disfarçar em caso de fiscalização. Os produtos causam efeito anestésico ou estimulante e eram usados para aumentar a quantidade da cocaína que seria vendida. Apesar o contrabando de agrotóxico ser crime, a pena é menor do que a de tráfico internacional de drogas.

As embalagens dos agrotóxicos tinham uma marcação discreta com a primeira letra da substância que estava dentro e seria usada na mistura da droga. A comercialização desses insumos é fiscalizada pela Polícia Federal, por isso os criminosos os contrabandeavam do Paraguai.

Ao todo, 80 policiais cumprem 19 mandados nas cidades de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Ponta Porã (MS). Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e contrabando. Somados os crimes, a pena é de no mínimo dez anos.

Matéria no site original
Anterior

Atualização da iniciativa de compartilhamento de trabalho de Medicamentos Genéricos

Próxima

BPFRON apreende agrotóxicos na rodoviária de Cascavel