Fonte: ND Mais
26/04/23

A Polícia Civil, por meio da Operação Hórus, apreendeu 260 litros de agrotóxico ilegal em Campo Erê, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. O produto, de uso proibido no Brasil, foi encontrado na quinta-feira (20). A ação de combate aos crime transfronteiriços apreenderam o “Paraquate Sigma”, caracterizando o crime de contrabando.

O motorista de 37 anos, natural de Barros Cassal/RS e o passageiro de 40 anos, de Alpestre/RS, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, onde fora lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Conforme o CAOAGRO (Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio) o prejuízo para o crime foi avaliado em R$ 20 mil. O Paraquate foi proibido no Brasil em 2020 com base na reavaliação toxicológica da Anvisa, elaborada em conjunto com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O Paraquate provoca efeitos de extrema gravidade para a saúde humana, que podem levar à morte, mesmo se o contato ocorrer com doses pequenas. Segundo a Fiocruz, a exposição ao ingrediente leva à falência de múltiplos órgãos, em especial os rins, pulmões e fígado.

Matéria no site original

Anterior

ROTAM apreende carro com agrotóxicos contrabandeados no bairro São Cristovão

Próxima

Deleagro zera denúncias sobre roubo de GPS em máquinas agrícolas de MS