Fonte: Jornal do Tocantins
11/09/24
Na noite de segunda-feira, 2, no município de Guaraí, região noroeste do Estado, 17 caixas de agrotóxico transportados clandestinamente foram apreendidas dentro de um bagageiro de ônibus. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a apreensão sucedeu após fiscalização no ônibus que transportava passageiros e fazia a linha Goiânia (GO) para Balsas (MA), no km 332 da BR – 153.
De acordo com a polícia, as características de toxidade do material exige um transporte adequado, sendo vedada a presença em compartimentos que contenham outros itens, como alimentos e utensílios de uso pessoal ou doméstico.
A PRF informa que o crime se enquadra no Art. 56 da Lei de Crimes Ambientais “produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos”.
A mercadoria e o condutor envolvido foram encaminhados para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Guaraí para as devidas providências.