Fonte: Sou Agro
Débora Damasceno
17 de novembro de 2022 às 10:00

#souagro| Se tem algo que acontece com frequência no Oeste do Paraná, é a apreensão de produtos ilegais, inclusive agrotóxicos. Nesta quarta-feira (16) por exemplo o BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) apreendeu quase uma tonelada de agrotóxicos contrabandeados em uma ação em Terra Roxa. Mas não é só por terra que os contrabandistas costumam transportar às cargas, muitas vezes os produtos ilegais entram no Brasil pelo rio e é justamente isso que motivou a operação Lago Seguro, uma ação integrada entre policiais federais, BOPE, BPFron e COPE.

A primeira etapa da ação que visa o fechamento de portos clandestinos e seus acessos, utilizados por quadrilhas de traficantes e contrabandistas que atuam no lago de Itaipu já foi finalizada.

Após identificarem e mapearem os pontos de desembarque de material ilícito trazidos do Paraguai, os policiais utilizaram grande maquinário para o fechamento dos portos e impossibilitar as rotas de acesso, dificultando assim a logística das quadrilhas responsáveis por trazer mercadorias contrabandeadas e entorpecentes no país.

Além disso, esta operação também visa à proteção do meio ambiente, pois a construção de portos clandestinos e a abertura de vias de acesso resulta em diversas árvores derrubadas, lixo e resíduos largados nas margens do lago, além de possível contaminação da área pelo despejo de óleo, combustível e agrotóxicos usados ou descartados nos locais.

Nesta primeira etapa, as ações da operação foram desencadeadas no município de Santa Helena, tendo cerca de 20 portos clandestinos como alvos nos distritos de São Clemente, Sub-Sede, Santa helena Velha e Vila Celeste.

operação

Este trabalho faz parte de ações de combate à criminalidade na região de fronteira, dificultando o transporte e a entrada de material ilícito no país. Além disso, demonstra o compromisso e a presença das forças de segurança na região dos municípios lindeiros.

(Com dados da PF)

Matéria no site original

Anterior

Equipes apreendem mais uma embarcação e contrabando em AltôniaPiloto do barco fugiu pela mata e não foi encontrado

Próxima

Criminalidade no campo e lançamento do Programa “Campo Mais Seguro” é tema de encontro no Sindicato Rural