Fonte: MidiaMax
08/02/23

Um balanço do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) mostra que no mês de janeiro deste ano, três carros com registro de roubo foram recuperados durante operações. Os veículos eram utilizados pelo crime organizado para o transporte de cigarros e defensivos agrícolas e contrabandeados do Paraguai.

A primeira apreensão aconteceu no dia 13, em Maracaju, onde um Citroen/Cactus roubado em junho na cidade de Taboão da Serra foi recuperado transportando 2.750 pacotes de cigarros e 580 quilos de agrotóxicos. O motorista fugiu após arremessar o veículo numa plantação de soja e correr em meio a uma mata.

A segunda recuperação, um T-Cross, roubado na cidade de São Paulo em dezembro, foi apreendido com 2.250 pacotes de cigarros contrabandeados. O condutor retornou na pista ao perceber o bloqueio no DOF, no Trevo do Copo Sujo, em Ponta Porã. Ele também adentrou em uma plantação de soja e fugiu em meio a uma mata.

O terceiro veículo é um Fiat/Strada e transportava 150 quilos de defensivos agrícolas contrabandeados em embalagens em pó, 560 litros do mesmo produto em galões e 745 pacotes de cigarros. O carro foi roubado na cidade de Campinas (SP), em dezembro do ano passado. O motorista não foi preso.

Defensivos Agrícolas

No ano passado, o DOF estabeleceu um novo recorde na apreensão de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguai, ao tirar de circulação mais de 41 toneladas desses produtos em Mato Grosso do Sul. 

Para o diretor do DOF, Coronel Wagner Ferreira da Silva, o crime organizado sempre vai migrar para novas práticas criminosas que são rentáveis para essas organizações. “Os criminosos sempre visam à obtenção de lucro e eles viram no contrabando de defensivos agrícolas uma forma de obterem vantagens financeira ilícitas”, explica Wagner.

Matéria no site original

Anterior

Polícia Civil recupera R$ 120 mil em defensivos agrícolas furtados de fazenda em Itumbiara

Próxima

PRE apreende agrotóxicos contrabandeados na PR-323, entre Cafezal do Sul e Iporã