Fonte: Sou Agro
28/02/24

O Batalhão de Polícia de Fronteira deflagrou durante o último fim de semana a Operação Protetor. Durante patrulhamento em Palotina, policiais federais, realizaram em Palotina uma abordagem em uma residência e apreenderam aproximadamente 842 kg de agrotóxicos de origem estrangeira.

O morador de 44 anos foi preso e encaminhado com a carga para à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra-PR, para as providências cabíveis. O valor estimado da mercadoria passa de R$1 milhão.

A Adapar orienta aos agricultores:

Adquirir agrotóxicos somente de empresas cadastradas na ADAPAR, pois elas geralmente adquirem insumos diretamente do fabricante, possuem responsável técnico pelo armazenamento e comércio, dispõe de profissionais da agronomia legalmente habilitados para a correta recomendação agronômica e os insumos agrícolas são rotineiramente fiscalizados pela Agência;

Atenção com vendedores ambulante de agrotóxicos na propriedade rural e desconfiar de preço abaixo do mercado praticado em sua região;

Após realizar a tríplice lavagem da embalagem do agrotóxico, é extremamente importante realizar o perfuramento delas visando inutilizá-la e evitar o uso dessas embalagens vazias originais para acondicionamento de produto falsificado, fato que dificulta muito a detecção da falsificação.

Todas as embalagens vazias de agrotóxico não podem ser comercializadas ou entregues a terceiros e devem, obrigatoriamente, ser devolvidas em postos ou central de recolhimento indicada pelo comerciante no corpo da nota fiscal para logística reversa até chegar no fabricante para destinação final adequada.

A utilização de agrotóxicos contrabandeados, roubados ou falsificados atenta contra a agricultura paranaense podendo gerar sérios prejuízos a inovação, economia, meio ambiente, saúde humana e a própria lavoura do agricultor. Em caso de dúvidas, procurar uma Unidade da Adapar mais próxima.

Link da matéria

Anterior

Parceria entre Polícia Científica de MS e UFMS impulsiona pesquisa em química forense

Próxima

PF e Receita Federal realizam operação contra esquema de empresas 'fantasmas' para o contrabando de mercadorias (Operação Partidas Dobradas)