Fonte: Abifina
27/11/24

No dia 19 de novembro, a ABIFINA participou do webinar Inovação na Análise de Agrotóxicos: o uso de espectroscopia de infravermelho, realizado pelo Instituto de Inteligência Regulatória, com apoio da entidade. Representando a ABIFINA, Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais, destacou a importância da inovação no combate aos agrotóxicos ilegais.

O evento contou com a participação de Edilene Cambraia, diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV), e José Victor, coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins (CGAA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Durante o webinar, Marcelo Bressan, auditor fiscal federal agropecuário e líder do projeto Sistema de Triagem Rápida de Agrotóxicos e Resíduos (Sitrar), apresentou os avanços na utilização da espectroscopia de infravermelho para detectar produtos ilegais, como agrotóxicos falsificados, contrabandeados e adulterados. A tecnologia vem aprimorando a fiscalização do MAPA, garantindo mais segurança para o setor agrícola e para a população.

Na abertura, Fernanda destacou a relevância do trabalho desenvolvido por Bressan no combate aos defensivos ilegais e lembrou que a ABIFINA mantém o Observatório de Ilegais em seu site, uma plataforma com notícias e dados sobre apreensões de insumos agropecuários piratas realizadas pelas autoridades brasileiras.

Matéria completa

Anterior

Mais de 11 milhões de produtos ilícitos e falsificados apreendidos em operação sul-americana

Próxima

Homem é preso com 250 Pacotes de agrotóxicos contrabandeados em Cafelândia